Os estudantes das Cooperativas Escolares Sol do Amanhã e Feito à Mãos, de Passo do Sobrado, apresentaram seus planos de gestão para 2021. Os planejamentos das ações dos jovens cooperativistas foram divulgados durante as assembleias realizadas na semana passada com os alunos associados, professores e convidados, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Durante os processos assembleares também aconteceu a eleição das novas lideranças.

A Cooperativa Escolar Feito à Mãos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José de Anchieta, da localidade de Potreiro Grande, apresentou o Plano de Gestão tendo como principais objetivos a oficina de teatro e a confecção de biscuit e artesanato. O grupo de estudantes cooperativistas, que possui 25 associados, planeja realizar um teatro on-line sobre a Covid-19, com ensaios, captação de imagens, cenários e figurinos. Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), os alunos também falaram sobre a participação no Dia C, bem como elegeram a nova diretoria, que tem como presidente Nátali Lúcia de Souza, 13 anos, e vice Gabrieli Luiza Verle, da mesma idade.

Já a Cooperativa Escolar Sol do Amanhã, da Emef Francisco Antônio de Borba Filho, de Taquari Mirim, que conta com 42 associados, tem no planejamento a promoção das oficinas de produção dos objetos de aprendizagem: artesanato, confecção de pulseiras, capas de caderno, aromatizantes e horta escolar. No plano de gestão também está a participação no Dia C, realização de feiras de comercialização em datas comemorativas, mutirão para embelezamento do pátio da escola, desenvolvimento de projetos sociais e campanhas beneficentes na comunidade, como arrecadação alimentos e de roupas, tampas de garrafa pet e lixo reciclável. A diretoria eleita na AGO tem como presidente Ana Laura de Brito e vice Vitória Luísa Kroth, ambas de 15 anos.

A Feito à Mãos e a Sol do Amanhã foram fundadas em dezembro de 2017, com incentivo da Sicredi Vale do Rio Pardo. Ao todo, a Cooperativa estimulou a criação de seis cooperativas escolares, em quatro dos nove municípios da sua base de atuação. Para este ano, a previsão é a fundação de mais quatro organizações cooperativistas de estudantes, em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. “Nosso objetivo com as cooperativas escolares é fazer com que os estudantes sejam os protagonistas do modelo cooperativo dentro do ambiente escolar, sempre interligado com o currículo escolar e com a comunidade”, destacou a analista de Programas Sociais da instituição, Glaucia Cabral Moraes.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!