22 de Dezembro de 2021

Cooperativas Escolares apresentam plano de gestão para 2022

Semeando Sonhos, de Herveiras, e Gotinha D’Água, de Sinimbu, apresentaram as ações de 2021 e o planejamento para o próximo ano

Notícias | Projetos Sociais

As cooperativas escolares Semeando Sonhos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maurício Cardoso, de Linha Pinhal, Herveiras, e Gotinha D’Água, da Emef Carlos Boettcher, de Rio Pequeno, Sinimbu, apresentaram nesta semana a prestação de contas e atividades de 2021 e o plano de gestão para o próximo ano. Os planejamentos foram divulgados durante as assembleias que ocorreram nas dependências dos educandários, com a presença dos alunos associados, professores e convidados. Além da apresentação, os processos assembleares realizaram a eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal para a gestão 2022.

 A Cooperativa Escolar Semeando Sonhos, que possui 38 associados, apresentou a reforma do Estatuto no que diz respeito ao quadro social, que vai ter a participação de alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em 2021, algumas ações foram desenvolvidas, como encontros internos; participação no Dia C; plantio de mudas na horta escolar; apresentação na Expointer; visita à nova sede da Sicredi Vale do Rio Pardo, entre outras. Para a próxima gestão foi eleita a presidente Jordana Aparecida Vieira Moraes, 14 anos, e o vice Cléber Wermuth, 13 anos. Entre as atividades do planejamento estão diversas oficinas, inclusive dos objetos de aprendizagem, promoção de eventos e campanhas beneficentes, parcerias, ações no Dia C, entre outros.

Em Sinimbu, a Cooperativa Escolar Gotinha D’Água, que conta com 35 associados, apresentou o relatório de atividades, que iniciaram presencialmente em agosto de 2021, em virtude da pandemia. Destaque para a participação no Jogo Cooperlândia; produção de objetos de aprendizagem; visita à nova sede administrativa da Sicredi Vale do Rio Pardo; e limpeza externa da escola e do ginásio. Com a eleição do Conselho de Administração e Fiscal, o grupo tem como líder a presidente Gabriela Rachor do Nascimento, 13 anos, vice Kelvin Martin Henn, 14 anos. No plano de gestão estão ações de preservação ao meio ambiente, iniciativas de integração, continuação do Jogo Cooperlândia, limpeza e manutenção da escola, participar do Dia C, parcerias, criar rede social e campanhas beneficentes.

Programa – O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo incentiva o protagonismo dos estudantes de escolas públicas e privadas através das Cooperativas Escolares. Atualmente, elas somam nove na área de abrangência da Cooperativa. Para o próximo ano, a previsão é a fundação de mais seis grupos de alunos cooperativistas. “Estamos finalizando o ano com o planejamento das cooperativas escolares que estão em funcionamento e com a fundação de três novas.  Nosso trabalho está focado em incentivar e apoiar os estudantes, para que sejam protagonistas do modelo cooperativista dentro do ambiente escolar”, declara a analista de Programas Sociais da instituição, Glaucia Cabral Moraes.

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas