Nossa colega Viviane Seidel, Gerente da Agência Santiago Centro, participou do South Summit Brazil, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de maio, em Porto Alegre/RS. 

Abaixo confira o depoimento sobre tudo que aconteceu no Summit.

 

Um dos maiores eventos do mundo chegou a Porto Alegre, com o objetivo de fomentar negócios, promover o empreendedorismo e a interação entre startups, além de aproximar investidores interessados em novas tecnologias e ideias. É uma disrupção do aprender, sair fora da caixa, olhar o novo, ver, perguntar, entender e se questionar, assim foi o evento, uma conexão de muitas ideias, insghits, nomenclaturas, digital e fisital. Desde tecnologia, conhecimento, experimentação, negócios, cooperação, empreendedorismo, diversidade, networking e principalmente conhecer as startups e seu negócio.

O evento despertou a importância de como a transformação digital é capaz de gerar impacto positivo no meio em que vivemos e o quanto precisamos nos antenar para a sustentabilidade e ESG-Environmental, social and Governance(ambiental, social e governança). Muitos temas foram trazidos como: economia Azul, economia circular e economia NET-zero (diminuir a emissão de gases de efeito estufa), investimentos que geram impacto, diversidade e inclusão no mundo corporativo (cultura e sociedades inclusivas), educação e empreendedorismo, parcerias, saúde e bem-estar com atendimentos cada vez mais humanizados, espaços compartilhados, sistema de negócio Empresa B (social e ambiental). Em todas os temas as informações impactam e transformam o comportamento do consumidor.

Também muito se falou em Blockchain, ativos digitais, disrupção através dos dados, moonshots(perseguir coisas que parecem irreversíveis), marketplaces, Open finance, Venture Capital(capital de risco), plataformas, digital bank, hubs de inovação, big data, bitcoin, Inteligência Artificial, jogos e games eletrônicos, NFTs, metaverso, moeda digital, essas e outras tantas palavras que entram no mundo dos negócios e vem para ficar, fazendo com que cada dia tenhamos que aprender e mudar rápido para acompanhar.

Nos três dias do evento houve a competição das startups   nas seguintes categorias e seus vencedores:

 Fintech e e-commerce –Prêmio máximo - vencedora:  Yours Bank

 Climatech – Solubio – categoria sustentável

 Futuro do Trabalho - Aprix – categoria melhor time

Industria 5.0 – Pix Force – categoria inovação

Solução digital - Genially – categoria Escalável

Um evento com intensidade, muitas pessoas e instituições de diferentes mercados, reunidos em um ambiente muito legal, inovador, cheio de novidades e muito convidativo, onde a tecnologia é fomentada como catalisador para que startups e corporações estejam cada vez mais próximas em prol do desenvolvimento das comunidades e das pessoas.  Torna-se notório o quanto precisamos disseminar a cultura da inovação que está em todos os níveis da organização.

Cada vez mais este universo estará nos conectando a entender que a todo o momento podemos gerar inovação através de dores e demandas ainda não atendidas, a inovação impactará a melhoria e qualidade de vida dos usuários, estando atentos e identificando oportunidades a todo o instante.

 

Uma mentalidade inovadora nos traz a responsabilidade de aprender e nos manter curiosos e nos conecta ao propósito. A resiliência, disciplina, colaboração, empreendedorismo e dedicação para enfrentar os desafios, gerando valor a organização.

Nosso ecossistema Sicredi está interligado, portanto, é perceptível que estamos no caminho, com nosso modelo de relacionamento voltado as pessoas e ao bem da sociedade, através da prática de nossas competências que continuam sendo primordiais para que avancemos neste mundo fisital, afinal também evoluímos muito com nossa plataforma e com nossas ferramentas de negócios.

A inovação está em cada um de nós, comprometidos com a melhoria do nosso sistema e na geração de novas ideias e melhorias para sermos reconhecidos como um Sistema Cooperativo que torna nossas comunidades cada vez mais prósperas...temos tudo para sermos top: capital humano, tecnologia, criatividade, relacionamento e coragem!!!! Somos o somatório da nossa diversidade.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Jaguari e Zona da Mata RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!