Uma grande corrente do bem para demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. Assim foi a mobilização do Dia C, o Dia de Cooperar, uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo. Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, os colaboradores participaram ativamente das ações e contribuíram com o desenvolvimento local, com iniciativas que continuam até o fim do ano.

Em 2022, o mote da data é “atitudes simples, movem o mundo”. Por isso, as organizações participantes estão realizando ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo. Na cooperativa, houve adesão de todas as agências, conectando a atuação dos voluntários com as necessidades e as possibilidades de cada comunidade.

“Mais uma vez, o Sicredi está cumprindo com o compromisso de apoiar no desenvolvimento das comunidades onde está presente. Essas ações reúnem milhares de pessoas em todo o Brasil, sempre com o objetivo de fazer o bem”, explica Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

O apoio ao Dia C é uma das ações do Sicredi que materializa o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho e meio ambiente. Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.

Os ODS têm o objetivo de engajar organizações do mundo todo em metas como a erradicação da pobreza, o combate à mudança do clima e a preservação dos recursos naturais. As ações de voluntariado realizadas no Dia C, por exemplo, são relacionadas ao ODS 17, que trata sobre parcerias e meios de implementação.

"O Dia C nos oportuniza exercitar o voluntariado, a cidadania, a cooperação e a intercooperação. Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas e aproveito para agradecer a todos os envolvidos”, pontua a gerente de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti.

Em 51 ações realizadas até o fim de julho, foram arrecadados:
+ de 16 mil quilos de alimentos;
R$ 6.670,00 para doações;
1.950 itens de higiene pessoal;
800 quilos de lixo eletrônico para o descarte correto;
660 peças de roupas e agasalhos;
258 pares de calçados;
68 bolsas de sangue;
37,5 quilos de lacres de alumínio para reciclagem;
20 cobertores;
reforma da Casa Lar, espaço de acolhimento para crianças e adolescentes, em Palotina (PR);

que impactaram, no total, + de 38 mil pessoas
+ 37 ações serão realizadas até o fim do ano
__________________________________________________________________________________

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 33 anos de história, mais de 190 mil associados e 96 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de seis milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!