Criado em 2019, o Programa Gestão e Sucessão na Propriedade Rural da Sicredi UniEstados formou, no final da manhã desta terça-feira, 23, mais uma turma com 19 famílias pertencentes a municípios de sua área de abrangência no Rio Grande do Sul. O Programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, é destinado aos produtores associados e visa o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais. Como é um programa voltado para toda a família, o total de pessoas capacitadas para a gestão da propriedade chega a mais de 70 pessoas.

            Segundo o Assessor de Segmentos Agro na Sicredi UniEstados, Fabiano Noronha, o Gestão e Sucessão na Propriedade Rural tem três pilares que o norteiam: Educação em Gestão da Propriedade, Gestão Financeira e o D-Olho na Qualidade, voltado para a qualidade e organização de toda a propriedade.

            Para chegarem à formatura, os produtores rurais passaram por estes módulos de aprendizado ao longo de aproximadamente nove meses. Foram realizadas palestras sobre Sucessão Familiar na Propriedade Rural e palestra sobre Educação Financeira, assim como, consultorias realizadas diretamente nas propriedades. As consultorias abordaram Gestão Financeira, voltada a necessidade de cada propriedade: fluxo de caixa, custos de produção, balanço patrimonial e análise de investimentos e também a realização de consultorias técnicas: gado de corte, gado de leite, lavoura de grãos e mapeamento da propriedade. Finalizando, o grupo participou também do programa D-Olho na Qualidade Total Rural/5S’s, o qual possui capacitação em sala de aula e consultorias nas propriedades e busca desenvolver competências para conhecer e praticar o D-Olho (descarte, organização, higiene e ordem mantida), e implementá-lo na propriedade rural, criando um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, e respeitando a relação com o meio ambiente.

            PARCERIA IMPORTANTE

A coordenadora do Sebrae/RS de Erechim, Silvana Burguemmaier, destaca o trabalho de capacitação junto aos produtores rurais com relação à sucessão familiar e às melhorias das propriedades por meio de capacitações no sentido de prepará-los para obterem um maior resultado e um maior desenvolvimento. Para Silvana, a parceria com a Sicredi UniEstados é muito importante, pois o público alvo são os produtores rurais associados da cooperativa em toda a região de sua área de abrangência.

As famílias de associados são indicadas pelas agências da Sicredi UniEstados por possuírem jovens com disposição de permanecer no meio rural e dar continuidade ao negócio dos seus pais.

SUCESSÃO NA PROPRIEDADE RURAL É UM PROCESSO

O vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luis Caramori, falou sobre a importância de se realizar uma boa sucessão na propriedade rural. Segundo ele, isso não acontece de um dia para o outro. “É um processo”, afirmou.

Segundo ele, é necessário que haja uma profunda reflexão quanto às mudanças comportamentais e de visão sobre o negócio familiar, bem como valorizar o histórico de cada um, tanto pela perspectiva dos pais quanto dos filhos.  “A sucessão vai além das questões técnicas. Nos deparamos com a complexidade do relacionamento de gerações e o quanto a capacidade de diálogo pode fazer a diferença no planejamento de uma propriedade rural”, afirma Caramori. Ele agradeceu a participação de todos os produtores e a parceria com o Sebrae.

APRENDIZADO PARA A TODA A VIDA

Dois dos formandos foram unânimes em afirmar que participar do Programa foi de grande aprendizado, além da troca de experiências entre os participantes, que também colaborou com o crescimento de todos. Agradeceram ao Sicredi e ao Sebrae pela oportunidade de participarem do Projeto porque o que aprenderam ficará para toda a vida. Garantiram que irão colocar em prática tudo o que receberam de informação, pois já perceberam grandes melhorias na propriedade e na qualidade de vida da família.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi UniEstados

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!