12 de Julho de 2022

2º Conectando Gestores Educacionais do Programa A União Faz a Vida é promovido pela Sicredi UniEstados

Evento ocorreu dia 08 de julho, reunindo gestores educacionais – secretários de educação, gestores representantes das escolas, coordenadores locais e assessores pedagógicos do PUFV

Notícias | Programa A União Faz a Vida

            A Sicredi UniEstados reuniu, na sexta-feira, 8 de julho, gestores educacionais – secretários de educação, gestores representantes das escolas, coordenadores locais e assessores pedagógicos – do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social da cooperativa.  Durante todo o dia, na Casa Del Pino, representantes dos municípios da área de atuação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram de uma formação continuada com o tema “Cooperação para engajamento de pessoas”.

            A abertura do evento contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, que destacou que a cooperativa investe em educação porque acredita na necessidade de formar mais líderes para o futuro. Segundo ele, a cooperativa é formada por pessoas. “São pessoas cuidando de pessoas”, falou. Por isso, ele justificou a importância do Programa A União Faz a Vida. “Precisamos de pessoas que saibam trabalhar em equipe e é somente por meio da educação que aprendem a se comunicar, se relacionar e serem líderes”. Parmeggiani afirmou que o Sicredi, gestores e assessores pedagógicos, têm compromisso com o desenvolvimento de suas comunidades e por fazer uma educação melhor, enaltecendo que a educação é um dos pilares do cooperativismo.

COOPERAÇÃO E CIDADANIA

            A coordenadora da área de Programas de Relacionamento da Sicredi UniEstados, Tatiane Toso Bertolla, lembrou que desde 1995, o Programa A União Faz a Vida é desenvolvido pelo Sicredi, tendo como princípios a cooperação e cidadania.  Segundo ela, os professores têm uma enorme responsabilidade de educar e amar. “Missão linda que praticam todos os dias, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas”, falou.

            Ao longo do dia, os colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento do Programa na Cooperativa, juntamente com os assessores pedagógicos que atuam no desenvolvimento da metodologia do Programa nos municípios, conduziram o encontro. A formação contemplou momentos de reflexão e sensibilização dos gestores com relação à escuta ativa e, também trouxe uma abordagem prática e dinâmica a respeito dos valores de cooperação e cidadania compartilhados com a gestão participativa.

COOPERAÇÃO PARA ENGAJAMENTO DE PESSOAS

            Durante o encontro, o tema que esteve em pauta para reflexão e discussão com os gestores escolares foi a importância da escuta e do papel do gestor no acolhimento dos educadores, dos estudantes, seus familiares e de si próprio.

Para os assessores pedagógicos do Programa A União Faz a Vida, um futuro próspero é o resultado de um presente comprometido, ético, cooperativo e humanizado. “O nosso trabalho se torna efetivo quando colocamos em prática nossa rede de compromisso, articulando diferentes espaços sociais com foco nos estudantes”, revelaram.

            A formação também abordou a função social da escola, que precisa dialogar com o mundo e olhar para as comunidades e suas realidades. “Estamos vivendo um período de grande esperança e a inovação está em olhar o lado desafiador positivo. Inovar é trocar experiências e o papel do gestor é conciliar essas visões e dialogar para encontrar um caminho. É apoiar, acolher ressignificar e reavaliar, é mobilizar através da afetividade”, falaram.

            Ainda foi explanado que é preciso acreditar na formação humana ampliada. A escola precisa ir além dos conteúdos técnicos, sendo necessário trabalhar a dimensão humana e a formação de cidadãos mais cooperativos.

            Para encerrar, as responsáveis por essa iniciativa na Sicredi UniEstados, Janaine Ferreira e Taíse Alexandra Fontana, reforçaram a rede de compromisso, que é formada pelo Sicredi, Secretarias de Educação/Instituições Educacionais, Assessores Pedagógicos e Comunidade Escolar, e que juntos são responsáveis por garantir o alcance dos objetivos do Programa, sendo fundamental a união e compromisso com a qualidade das ações, visando o impacto positivo no público-alvo: crianças, adolescentes e educadores.

SOBRE O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

            O Programa A União Faz a Vida tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, através da elaboração de projetos que estimulam o protagonismo e a curiosidade de crianças e adolescentes. Um programa com metodologia própria, comprometido com o desenvolvimento integral dos sujeitos, que está presente em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, sendo eles: Andradas, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erechim, Ipira, Itá, Itatiba do Sul, Jaborá, Maximiliano de Almeida, Ouro, São Valentim, Severiano de Almeida e Três Arroios, impactando mais de 5.000 crianças e adolescentes e 600 educadores.

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas