A partir do dia 16 de novembro, o PIX começará a funcionar em todo o país. Mas quem tem uma conta em Instituição Financeira Cooperativa como o Sicredi, por exemplo, já pode confirmar o interesse no uso da plataforma. É o movimento chamado de pré-cadastro para utilização, que está repercutindo amplamente a nova forma de pagamentos e suscitando algumas dúvidas sobre o seu funcionamento e segurança. Como Instituição que disponibilizará o PIX aos seus associados, o Sicredi explica a nova forma de transferir, pagar e receber valores.

O que é o Pix?

A função criada pelo Banco Central do Brasil agilizará essas operações, realizando-as instantaneamente. “Sabe quando você precisa pagar ou transferir uma quantia em dinheiro no meio da tarde e a outra pessoa ou empresa que vai receber precisa esperar até o dia seguinte para a confirmação do valor? Com o Pix, essa história de esperar será praticamente coisa do passado”, sintetiza Gisele Rodrigues, superintendente de Soluções de Meios de Pagamentos do Sicredi. “É importante destacar que o Pix não é um novo aplicativo e sim mais uma função que passará a ficar disponível dentro das plataformas digitais que você já usa, como o aplicativo da sua instituição financeira ou internet banking”, acrescenta Rodrigues.

Pré-cadastro para utilizar

Na etapa atual, de pré-cadastro, as instituições financeiras estão coletando informações como CPF, CNPJ, e-mail, e número do celular dos interessados em utilizar o PIX. Elas serão utilizadas como identificação dos consumidores e serão repassadas ao Banco Central do Brasil a partir de 05 de outubro. “É fundamental que os associados que desejam usar o PIX façam esse cadastro de acesso porque, para usá-lo, bastará que o pagador saiba apenas um desses dados (“chaves”) do recebedor. No Sicredi, o pré-cadastro poderá ser feito por meio do próprio aplicativo ou na internet banking, a partir de 14 de setembro”, explica Marcelo Esbegen Marcos, assistente de meios de pagamento da Sicredi Sul SC.

Sobre a segurança da nova plataforma

A nova plataforma promete segurança aos usuários. “Todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia durante os sete dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central, a fim de evitar fraudes”, finaliza Gisele Rodrigues.

Pix e os valores cooperativistas 

A justiça, a inclusão financeira e a sustentabilidade, premissas do trabalho das cooperativas e do Sicredi, estão presentes na nova plataforma. “O Pix reforça o quanto o Sicredi caminha junto com as mais modernas soluções de pagamento para os seus associados. Além de promover uma ‘’sociedade cashless”, com operações financeiras mais sustentáveis, com redução da moeda em espécie em circulação, menores riscos, menor impacto ambiental e muita mais digital”,  analisa Karine Colombo Crocetta, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi Sul SC.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Sul SC

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!