Somente em 2020, a Sicredi Sul SC - uma das 108 cooperativas do Sicredi, com atuação nos 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres-, registrou um incremento de 61% nos seus depósitos e de 57% nos aportes de poupança. Mas esse avanço também ocorre nacionalmente. De acordo com dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2019, o crescimento dos depósitos nas cooperativas brasileiras foi de 18,6% em 2018 em relação a 2017.

Para Valdiclei Ribeiro Luiz, assessor de investimentos da Sicredi Sul SC, mesmo com o crescimento do número de investidores em cooperativas financeiras, ainda é muito comum surgirem dúvidas. “A mais frequente que recebemos de associados e potenciais associados, é se há diferença em investir em uma cooperativa financeira, com relação a outras instituições”, conta o profissional.

De acordo com Valdiclei, há quatro principais diferenças:

1 – Relação associado x cliente: se em outras instituições, os usuários dos serviços são clientes, na cooperativa financeira esse cliente é associado. E enquanto sócio, pode usar as soluções financeiras, participar das decisões nas assembleias e da distribuição dos resultados financeiros.

2 – Participação nas decisões e resultados: ao final do exercício, a cooperativa apura os resultados e, havendo, apresenta-os nas assembleias. Quanto mais o associado utiliza as soluções financeiras e serviços da cooperativa, mais tem chances de participar desse retorno financeiro.

3 – Resultados também são sociais: os recursos emprestados e captados pela cooperativa permanecem na sua região de atuação, fortalecendo a economia e gerando oportunidades de emprego e renda. Além disso, a instituição investe em iniciativas de responsabilidade social.

4 – Depósitos garantidos: além de serem supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, as cooperativas possuem depósitos garantidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. E no Sicredi, além deste, há outros mecanismos de solidez e um histórico de excelentes avaliações das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo.

Esse e outros conteúdos sobre investimentos estão disponíveis no canal da Sicredi Sul SC no Youtube, na playlist “Gente que pergunta, investe”.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Sul SC

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!