Sicredi Sul SC


31 de Março de 2021

Distribuição de resultados: uma das vantagens do cooperativismo financeiro

Por Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC

Notícias | Institucional

Há mais de duzentos anos o movimento cooperativista se guia mundialmente por uma doutrina única, baseada em princípios e valores. Muito mais que teoria, os princípios estabelecidos e atualizados ao longo dos anos pela Aliança Internacional das Cooperativas – ACI -, orientam a prática dos valores cooperativistas no a dia a dia dessas instituições de todos os segmentos, inclusive o de crédito.

Na Sicredi Sul SC, cooperativa pertencente ao sistema Sicredi, com atuação nos 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, distribuímos, aos associados, neste 31 de março, a sua participação nos resultados de 2020. Essa prática é a materialização do terceiro princípio cooperativista, que prevê a “participação econômica” dos membros.

Por possuir os papeis de usuário das soluções financeiras e o de dono, participando das decisões e dos resultados, o associado recebe após a assembleia geral a sua parcela dessas sobras. O valor é proporcional à representatividade das operações realizadas por ele junto à cooperativa no ano anterior. Essa participação será creditada, esse ano, parte na sua conta capital e parte na conta corrente dos cooperados, conforme decisão nas assembleias de núcleo cooperativo, homologada na assembleia geral de delegados, realizada no dia 30 de março. 

Além da distribuição dos resultados, a conta capital também recebe o pagamento de juros, sendo, portanto, duplamente recompensada. Mais de R$ 4,7 milhões das sobras de 2020 da cooperativa serão utilizadas para essas duas formas de distribuição de resultados.

Importante acrescentar o quanto os investimentos feitos pelo associado da Sicredi Sul SC em 2020 foram rentabilizados com a distribuição dos resultados. Aplicações em caderneta de poupança obtiveram uma rentabilidade 27% superior à praticada pelo mercado, já as aplicações em renda fixa (RDC, Sicredinvest), obtiveram rentabilidade em média 13% superior ao mercado.

Expomos esses números para convidar o leitor à duas reflexões: a primeira diz respeito à importância dada ao resultado. Ele é usado comumente como argumento central de convencimento sobre as vantagens das cooperativas financeiras. Mas é importante deixar claro que a finalidade principal de uma Instituição Financeira Cooperativa não é a geração das sobras. Ela existe para levar soluções com taxas mais justas e atendimento mais próximo ao associado.  

Segundo informações do Banco Central do Brasil, somente em 2020, os associados da Sicredi Sul SC economizaram aproximadamente R$ 10 milhões em operações de crédito, quando os valores pagos na cooperativa são comparados com os custos médios cobrados pelo mercado.

A segunda reflexão necessária é a importância da participação econômica do sócio. Por ser dono, é fundamental que o associado compreenda a relevância de concentrar a sua movimentação financeira na cooperativa. Ao fortalecê-la, gerará resultados econômicos para si, para os demais membros e para a comunidade. Esses recursos, ficam na região de atuação da cooperativa, gerando empregos, contribuindo para o fortalecimento da economia local e tornando ainda mais forte a convicção de que os resultados financeiros são apenas mais uma das inúmeras vantagens do cooperativismo financeiro.

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta