O preço da energia elétrica vem aumentando. Puxado por um período de seca intensa e crise hídrica, a bandeira tarifária segue, desde junho, no patamar 2, na qual o consumidor paga R$ 9,49 para cada 100 kWh. A conta de luz começou a pesar no orçamento, consumidores e empresários procuram soluções alternativas para enfrentar o impacto, como a instalação da energia solar fotovoltaica.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no primeiro semestre de 2021, foram 142 mil novas adesões à energia solar, crescimento de 44,3% no mesmo período do ano passado. O empresário Valdir Alves, que possui um restaurante em Vitória de Santo Antão,  é um dos novos adeptos à fonte alternativa. “É uma sensação de liberdade. Quando chegava no salão do restaurante, que é climatizado, já olhava para as máquinas e ia desligando algumas para tentar economizar um pouco. Hoje, tenho uma comodidade bem melhor”, diz.

O empresário optou pela instalação da energia solar em seu negócio em março e no início de julho estava com o funcionamento pleno das placas fotovoltaicas. Para a implantação, Valdir recorreu a um financiamento total oferecido pela instituição cooperativa financeira, Sicredi Recife, que contempla um projeto elaborado por uma empresa especializada, com os equipamentos, placas e acessórios incluídos.

A escolha da instituição se deu após pesquisa das taxas em outras instituições financeiras tradicionais. “A gente fez cotação com vários bancos e nenhuma taxa chegou perto das vantagens da Sicredi Recife. Além disso, a assistência que a cooperativa proporcionou foi um diferencial”, afirma Alves. Entre janeiro e julho, a Sicredi Recife apresentou um crescimento de 366,66% na procura pelo financiamento da energia solar fotovoltaica, em comparação ao mesmo período de 2020.

No financiamento existe um período de maturação, de até 120 dias, com a cobrança da conta de luz na taxa mínima. Enquanto financia, o cliente tem a conta de energia protegida de inflação energética, que, em junho, subiu mais de 1,95%, acumulando alta de 14,20% em 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para a Gerente de Negócios PJ da Sicredi Recife, Roberta Araújo, a escolha da a energia solar fotovoltaica é uma opção vantajosa para pessoas físicas e jurídicas. “O retorno do investimento com a energia solar acontece de 5 a 8 anos e os imóveis que possuem a energia alternativa recebem valorização do mercado”, comenta. A energia solar é uma fonte renovável e contribui na preservação do meio ambiente pela redução das emissões de gases de efeito estufa.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Recife

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!