Incentivar crianças e adolescentes a cultivar sentimentos de respeito, igualdade, educação, democracia, sustentabilidade e liberdade, ajuda a construirmos comunidades mais prósperas. Com esse objetivo, a Sicredi Raízes RS/SC/MG realizou na última quinta-feira, 30 de setembro, o 3º Intercoop.

O evento ocorreu de forma virtual e reuniu as 8 Cooperativas Escolares desenvolvidas em parceria com os municípios de Vista Gaúcha, Miraguaí, Derrubadas, Sede Nova e Tenente Portela. O encontro oportunizou um momento de Intercooperação e aprendizados entre as Cooperativas Escolares, em uma tarde de trocas de experiências, ideias e vivências cooperativistas.

Durante o dia, cada cooperativa trouxe relatos e histórias que aconteceram no último ano, reforçando o espírito cooperativista.  Além disso, participaram de um game intercooperativo chamado Cooperlândia. Através dele, cumpriram missões que desenvolvem habilidades trabalhadas no programa.

Segundo a professora orientadora da Cooperativa Escolar Uninova, Andriane Backes, do município de Sede Nova, “o 3º Intercoop foi um momento de compartilhar vivências, de diversão e de expectativas. Ao preparar a apresentação da Cooperativa Escolar, fazemos uma reflexão aprofundada e nos damos conta de quanto trabalho foi e inúmeras aprendizagens construídas com empenho e dedicação. Conhecer o trabalho desenvolvido pelas outras Cooperativas Escolares nos faz reconhecer um mundo de possibilidades que ainda podemos explorar”.

A programação contou com a participação de mais de 250 alunos cooperados, das professoras orientadoras das cooperativas escolares, dos assessores pedagógicos da Uceff, professor Felipe Bozzetto e Vianei Luis Hammerschmitt, e colaboradores da Sicredi Raízes.

O que são cooperativas escolares?

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.

Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Raízes RS/SC/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!