A Sicredi Progresso PR/SP promoveu na sexta-feira (04), o Fórum de Educação do Programa União Faz A Vida (PUFV). De forma on-line, reuniu cerca de 350 professores envolvidos no programa de educação cooperativa. O objetivo do evento foi conversar sobre diversos temas com os educadores nesse momento de início do ano letivo.

A abertura das atividades foi conduzida pela Assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo, Miram Sell, pelo Presidente da Cooperativa, Cirio Kunzler e pelo Diretor Executivo, Inácio Cattani. A programação também contou as boas-vindas dos colaboradores da área de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Andre Assis e Alyne Lemes. O Presidente da Central, Manfred Dasenbrock, também teve sua mensagem, desejando um ótimo início de ano letivo a todos.

A primeira palestra do Fórum foi realizada por Ana Rosimeri, a profissional possui várias formações e capacitações em educação especial com ênfase em deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtorno do espectro autista e tecnologia assistiva. Em sua abordagem, trouxe exemplos práticos de como incluir os alunos com necessidades especiais no dia a dia escolar.

Quem também conversou com os educadores, foi a Gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Nogueira do Amaral. Ela apresentou os resultados do estudo de avaliação do Retorno Social do Programa (SROI), que mensurou o impacto que PUFV gera na sociedade. Um dado enfatizado por Cristiane, foi que a cada R$ 1,00 investido no Programa, R$ 4,00 são gerados na forma de impactos para a sociedade.

Finalizando o Fórum, a Doutora em Educação, Emilia Cipriano Sanches, abordou os desafios que os professores vivem diante da pandemia. Ressignificar, reconstruir, reencantar e revitalizar e revigorar foram as palavras-chaves trazidas pela Doutora durante a conversa. “Cada um de vocês é protagonista da mudança e a pandemia nos trouxe muitas janelas de possibilidades. Não deixamos de estar conectados com nossos alunos e precisamos ressignificar essa relação. Nós fazemos a diferença na vida de nossos alunos, de suas famílias e das comunidades”.

Uma das propostas de trabalho do PUFV em 2022 é trabalhar o assunto da educação inclusiva, conforme explica Miriam Sell. “Essa conversa com os educadores fez toda a diferença porque estamos iniciando o ano letivo e queremos construir esse aprendizado em conjunto com eles e profissionais especialistas na área”, finaliza.

PUFV na Sicredi Progresso

Em 2022 o PUFV completa 15 anos de atuação na Sicredi Progresso. Atualmente suas atividades estão inseridas em escolas de cinco municípios: Nova Santa Rosa, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e Tupãssi e Toledo. Mais de 3,3 mil crianças e adolescentes e 337 professores foram impactos pelos projetos em 2021.

Sobre a Sicredi Progresso PR/SP                                                                                                                                       

Com 40 anos de atuação a Sicredi Progresso PR/SP está presente na vida de mais de 53 mil associados. Nossa história, construída na essência da cooperação, nos permite ter atualmente 20 agências distribuídas na área de ação nos estados do Paraná e São Paulo. Destas, 13 estão no Paraná e outras 7 em São Paulo. Nosso capital humano conta com mais de 350 colaboradores focados nos valores do cooperativismo e na oferta de produtos e serviços financeiros adequados aos associados, de um jeito simples e próximo. A Sicredi Progresso integra o Sistema Sicredi que hoje está em 25 estados e no Distrito Federal.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Progresso PR/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!