Nossas ações refletem nossos valores


Gente que coopera cuida

Diante da propagação do coronavírus aumente os cuidados com a sua saúde e com as pessoas ao seu redor.

A hora de cooperar ainda mais é agora

Fazer juntos também é cuidar de todos nós

O Sicredi está ao lado de seus associados, colaboradores e das comunidades no enfrentamento da pandemia do coronavírus (COVID-19). Nossas ações refletem nossos valores.

Estamos fazendo nossa parte para evitar a propagação da doença e orientamos que todos sigam os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde.

Como Sistema Cooperativo, o Sicredi atende às necessidades de seus associados, contribuindo para manter a atividade econômica. Por isso, estamos adotando alternativas para contribuir para a redução do contágio e que, ao mesmo tempo, auxiliam para o cumprimento da nossa missão:

- estamos à disposição dos nossos associados para analisar as necessidades de prorrogação do vencimento de dívidas nesse período de redução da atividade econômica. Serão analisados caso a caso, visando encontrar a melhor alternativa para cada associado;

- mantemos nossas linhas de crédito ativas com o objetivo de dar suporte aos associados e à manutenção da atividade econômica;

- nossos meios eletrônicos de atendimento (caixas automáticos, internet banking, aplicativo) são completos e permitem a realização da maior parte das operações sem a necessidade de ida às agências, reduzindo a exposição. Recomendamos que os associados façam uso desses canais. Há também os canais telefônicos que podem ser utilizados para tirar dúvidas.

Queremos fazer a diferença neste momento de desafio e contribuir com a recuperação do país o mais rápido possível.

Contem com a gente!

 

IB: serviços à disposição para cuidar das finanças aí da sua casa.

Dúvidas mais frequentes

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Qualquer pessoa que atenda aos requisitos disponibilizados no site da Caixa e que possua Conta Corrente ou Conta Poupança no Sicredi.

A solicitação do benefício deverá ser realizada no App do auxílio emergencial ou no site da Caixa. O beneficiário deverá informar se deseja receber em uma conta existente ou em uma conta a ser aberta pela Caixa. Para recebimento no Sicredi deverá ser selecionada a opção: Receber em uma conta existente. Após, deverá ser informado o Banco Destino (Sicredi), Tipo de Conta (Corrente/Poupança), Agência e Conta.

Conforme Lei 13.982 que fala sobre o auxílio emergencial, as Instituições Financeiras podem realizar a abertura de Conta Poupança para o recebimento do auxílio emergencial. Isso poderá ocorrer, para evitar que o valor do auxílio seja utilizado para cobrir algum saldo devedor de cheque especial e/ou tarifas.

Conforme mudança determinada pelo Governo, a partir da segunda parcela do auxílio emergencial, os créditos serão realizados em Conta Poupança Social Digital da Caixa, independente do beneficiário ter indicado outra Instituição Financeira no Portal do Auxílio. Este valor pode ser utilizado pelo beneficiário inicialmente para pagamentos de contas e compras, mas as transferências e saques poderão ser comandados pelo beneficiário após um período definido pela Caixa. Caso a transferência não seja realizada manualmente pelo beneficiário, a transferência será realizada automaticamente pela Caixa, no valor do saldo existente na Conta Poupança Social Digital na Caixa para o Banco indicado no Portal do Auxílio. Neste caso, o crédito também será realizado em Conta Poupança no Sicredi.

O saque pode ser realizado nos Caixas Eletrônicos do Sicredi utilizando o seu cartão do Sicredi ou gerando o código para saque sem cartão no Aplicativo do Sicredi, em qualquer dia inclusive nos finais de semana.

O saque nos Caixas Eletrônicos da Rede Banco24horas está disponível somente para pessoas que possuem o cartão Puro Poupador (somente Poupança). O cartão Múltiplo (Conta Corrente e Conta Poupança) não é aceito nesta rede para saque em Conta Poupança. O saque nos Caixas da Saque e Pague não está disponível para Conta Poupança.

Deverá ser gerado o código no Aplicativo do Sicredi, opção Saque sem Cartão, informando a conta origem desejada (Corrente ou Poupança) e o valor. Você pode baixar nosso aplicativo nas lojas Google Play e App Store.

A Conta Poupança não permite a realização de TEDs e DOCs para outros Bancos, permite somente a realização de transferências para Contas Correntes do Sicredi.

Não. Para isto primeiro você deve transferir o valor do benefício disponibilizado na Conta Poupança para a Conta Corrente. LEMRE-SE: se a Conta Corrente estiver com saldo negativo (devedor) e/ou tarifas a serem cobradas, o valor do benefício poderá ser retido e utilizado para cobrir estas despesas. É importante que você verifique a situação da sua Conta Corrente antes de realizar a transferência.

O resgate da poupança para a conta corrente pode ser realizado pelo Aplicativo, Internet Banking e Caixa Eletrônico do Sicredi, acessando a opção Investimentos > Resgate > Poupança Tradicional. Após, deverá ser informado o tipo de resgate (parcial ou total), data da transação e valor. Assim como na opção Transferência entre contas, no caso do destino da conta corrente ser uma conta do Sicredi na opção Transferência > Transferir para nova conta, após deverá ser informado a conta destino e a conta origem “poupança”. Lembre-se: se a Conta Corrente estiver com saldo negativo (devedor) e/ou tarifas a serem cobradas, o valor do benefício poderá ser retido e utilizado para cobrir estas despesas. É importante que você verifique a situação da sua Conta Corrente antes de realizar a transferência.

Para programar um saque sem cartão em nosso aplicativo é muito simples e seguro. Veja o vídeo em que mostramos como proceder. Para realizar o saque sem cartão da Poupança, deverá ser selecionada como conta origem a Poupança (para esta opção, você deverá estar com o app na versão 5.17.0 ou superior).

As movimentações em finais de semana podem ser realizadas com o mesmo cartão da conta corrente ou com o cartão puro poupador no Caixas Eletrônicos. Caso não tenha um cartão você pode acessar no aplicativo a opção saque sem cartão que irá gerar um código e ir em um dos nossos Caixas Eletrônicos realizar o saque. Caso você queira realizar um resgate da poupança para a sua conta corrente ou uma transferência para outra conta do Sicredi é necessário aguardar o próximo dia útil. O resgate pode ser realizado pela opção Investimentos > Resgate > Poupança Tradicional ou uma transferência na opção Transferência > Transferir para nova conta, após deverá ser informado a conta destino e a conta origem “poupança”.

Não é possível realizar saques com o cartão da conta corrente, deve ser realizado um saque sem cartão, utilizando o App e selecionando a conta poupança como origem.

Para que o saque seja realizado diretamente na Agência (não se aplica a saques realizados nos Caixas Eletrônicos), o associado pode definir uma pessoa de confiança como responsável por realizar o saque em seu nome. Para isto, deverá ser realizada uma procuração, nomeando esta pessoa como responsável. A nomeação de um procurador pode ser documentada através de:

Procuração Pública: São aquelas lavradas no Livro de Procurações de Repartição Consular Brasileira ou Cartório, no Brasil. É redigida por um escrevente autorizado do Tabelião e nela constará a vontade do outorgante (quem concede a permissão na procuração) traduzida em linguagem jurídica. O ato é assinado apenas pelo outorgante e não há reconhecimento de firma.
Procuração Particular: São aquelas elaboradas pela pessoa que vai assinar e outorgar poderes ao procurador. O Tabelião poderá reconhecer a assinatura do outorgante, com a finalidade de dar segurança jurídica a quem exige a procuração. De forma geral todas as pessoas capazes são aptas para constituir um procurador. Dependendo da condição da pessoa natural existem aspectos legais a serem observados para nomeação.
Para menores de 16 anos, a procuração deverá ser assinada pelo representante legal. Procurações concedidas para os maiores de 16 anos e os menores de 18 anos (relativamente incapazes); os ébrios habituais, os viciados em tóxico, aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade e os pródigos, deverá constar o nome, a qualificação e a assinatura tanto do outorgante quanto do assistente. Para analfabetos e por aqueles que não puderem assinar o instrumento, a procuração deverá ser necessariamente outorgada por escritura pública.

Conforme instruções do Portal da Caixa, o auxílio emergencial deve ser direcionado para uma conta corrente ou poupança de mesma titularidade do beneficiário, ou seja, o crédito será sempre encaminhado vinculado ao CPF do beneficiário e consequentemente a conta corrente ou poupança deve estar aberta em nome da pessoa física.

Sim, é possível. Devido ao momento pelo qual estamos passando, onde muitas agencias estão fechadas e a recomendação da Organização Mundial da Saúde, é para evitar sair de casa, você pode abrir uma conta poupança no Sicredi, através do aplicativo Sicredi X. Este app está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

ABERTURA DE CONTA POUPANÇA PELO APLICATIVO SICREDI X

Pode, sim! Basta você indicar os dados da sua conta (você receberá os dados da sua conta poupança por e-mail e poderá consultar no aplicativo Sicredi X, após confirmação da abertura) no site ou no aplicativo da Caixa econômica federal no momento do pedido do benefício.

Para abrir uma conta poupança pelo aplicativo Sicredi X, é preciso ser brasileiro, maior de 18 anos e possuir CPF e e-mail válido.

É muito simples! Basta você baixar o app Sicredi X na loja de aplicativos do seu celular, disponível para Android e IOS, e iniciar o cadastro pelo seu CPF. Todo o cadastro é feito pelo celular, sem precisar ir a uma de nossas agências.
Para completar a abertura da conta poupança, você deve preencher as informações solicitadas e fornecer um dos documentos listados abaixo:
- Carteira de identidade (RG)
- Carteira nacional de habilitação (CNH).

O preenchimento da informação da renda e/ou a apresentação do comprovante de renda é opcional.

A conta é gratuita e você pode solicitar um cartão de débito Mastercard, que possibilitará transações também em estabelecimentos comerciais. Você também conta gratuitamente com:
- 2 saques por mês nos caixas eletrônicos do Sicredi e Rede Banco 24horas;
- 2 transferências para contas da mesma titularidade para outros bancos;
- Transferências para contas Sicredi e Woop Sicredi ilimitado (exceto poupança Sicredi);
- Atendimento on-line das 08 às 20 horas de segunda a sexta via chat no aplicativo e outros canais como o e-mail (ola@sicredi.com.br) e telefone (0800 877 3434).
Além disso, os recursos investidos na Poupança permanecem na região de atuação da sua cooperativa, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento da comunidade.

Não é possível realizar a abertura de conta poupança conjunta. Neste momento, está disponível somente a abertura de conta poupança individual.

Deverá ser gerado o código no Aplicativo Sicredi X, opção Saque sem Cartão, informando o valor desejado.

AGÊNCIAS FECHADAS, OPERAÇÕES E ATM

Algumas agências estão fechadas ou operando de forma adaptada para a situação vigente, levando em conta a segurança e saúde de nossos associados e colaboradores. Lembramos que diversas operações financeiras podem ser realizadas pelo nosso aplicativo ou internet banking. Caso não possua o aplicativo ainda em seu celular, você pode baixá-lo gratuitamente na Google Play e App Store, e é possível ativá-lo sem a necessidade de comparecer em uma agência. Para saber se sua agência está fechada ligue para nossos canais de atendimento.

Além dos nossos caixas eletrônicos, você pode realizar saques em qualquer caixa de autoatendimento da rede Banco24Horas e rede Saque e Pague.

Todo nosso atendimento para associados de Pessoa Jurídica foi redirecionado para os nossos canais telefônicos. Você pode encontrar todos os nossos números clicando aqui ou se preferir, pode contatar diretamente seu gerente.

POSICIONAMENTO E CUIDADOS COM COLABORADORES E ASSOCIADOS

Estamos tomando todos os cuidados para que nossos colaboradores estejam protegidos. Já foram dispensados todos os que se enquadram em grupos de risco e todos os demais contam com provisões necessárias para sua proteção. Estamos contando com alternativas para trabalho remoto e cuidados de higiene. Queremos que nossa equipe saiba que são importantes e que podem contar com a gente.

As agências que permanecerem abertas ou com atendimento restrito contam com equipes preparadas para atender os nossos associados mesmo nessa situação. Contamos com álcool em gel e colaboradores instruídos a realizar um atendimento de forma eficaz e evitando colocar em risco qualquer funcionário ou associado.

O Sicredi leva muito a sério o risco desta pandemia e por isso estamos trabalhando para oferecer um atendimento que não deixe nenhum dos nossos associados ou colaboradores desamparados. Estamos tomando todos os cuidados com a nossa equipe, e oferecendo inúmeras opções de atendimento para os nossos associados, como nossos canais digitais (aplicativo e Internet Banking) e nossos canais telefônicos.

Todos os casos suspeitos envolvendo nossos colaboradores estão seguindo procedimentos rigorosos adotados pelo Ministério da Saúde, sendo afastados de imediato para garantir sua segurança e dos demais colaboradores e associados. Internamente também reforçamos nosso cuidado para garantir um ambiente seguro.

Recentemente lançamos o aplicativo Conecta, que é uma ferramenta de desenvolvimento local que busca gerar impacto positivo na região. Nossos associados podem anunciar seus produtos e também buscar por diversos itens. Assim, criamos uma rede de ajuda para todos os empreendedores locais. Procure em sua loja de aplicativo Google Play e App Store.

ACESSO E UTILIZAÇÃO DOS CANAIS DIGITAIS

Você deve baixar diretamente na sua loja de aplicativo: Google Play e App Store.

Para nossa maquininha de cartões, seguem instruções para o aplicativo:

  • Android - Através do Play Store ou Google Play buscar por “Máquina de Cartões do Sicredi”
  • iOS: Através do App Store buscar por “Máquina de Cartões do Sicredi”

Através do “Primeiro Acesso” realizar um breve cadastro e pronto.        

É super fácil! Você baixa o aplicativo, insere seus dados e segue os próximos passos. Clique aqui para ver o vídeo explicativo com o passo a passo.

Você realizou todos os passos certinhos e mesmo assim não consegue? Nos contate através da nossa Central de Atendimento e vamos te ajudar a resolver isso.

BEm - BENEFÍCIO EMERGENCIAL DE PRESERVAÇÃO DO EMPREGO E DA RENDA (destinado aos trabalhadores que apresentarem redução de jornada de trabalho e de salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho em função da pandemia do Coronavírus).

  • Preservar o emprego e a renda;
  • Garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais; e
  • Reduzir o impacto social decorrente das consequências do estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública.

O Benefício se destina aos trabalhadores que se enquadrem em uma das situações abaixo:

  • Redução da jornada de trabalho e do salário;
  • Suspensão temporária do contrato de trabalho;

O Benefício Emergencial também contempla os empregados em regime de jornada parcial ou intermitentes, os empregados domésticos e os aprendizes. A redução da jornada de trabalho e salário do empregado poderá ser de 25%, 50% ou 70%, com prazo máximo de 90 dias.

A suspensão dos contratos de trabalho tem prazo máximo de 60 dias. Este benefício será pago independentemente do cumprimento do período aquisitivo, do tempo de vínculo empregatício ou do número de salários recebidos.

*informações extraídas diretamente do site caixa.gov.br.

De acordo com o MP 936, não terão direito ao benefício os trabalhadores enquadrados nas classificações abaixo:

  • Servidores e empregados públicos;
  • Trabalhador que esteja recebendo benefício de prestação continuada do RGPS;
  • Trabalhador que esteja recebendo seguro-desemprego, em qualquer modalidade;
  • Trabalhador que esteja recebendo bolsa de qualificação profissional.

Para solicitar o benefício, o empregador deve informar ao Ministério da Economia a redução da jornada de trabalho e de salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho, no prazo de dez dias, contados da data da celebração do acordo, por meio da plataforma Empregador Web, disponibilizando informações cadastrais, salariais e bancárias.

O empregado deverá informar ao seu empregador sua Conta Corrente ou Conta Poupança no Sicredi.

Mais informações sobre o processo do cadastramento do benefício, disponíveis em: https://servicos.mte.gov.br/bem/

O empregado deverá informar ao seu empregador sua Conta Corrente ou Conta Poupança no Sicredi, para que seja realizado o cadastro no Portal disponibilizado pelo Governo.

Conforme MP 936/2020 que trata sobre o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, as Instituições Financeiras podem realizar a abertura de Conta Poupança para o recebimento do benefício. Isso poderá ocorrer, para evitar que o valor seja utilizado para cobrir algum saldo devedor de cheque especial e/ou tarifas.

O crédito do benefício será devolvido para o Banco do Brasil realizar a abertura de uma conta digital e disponibilizar o benefício (a comunicação será realizada pelo Banco do Brasil).

O saque pode ser realizado nos Caixas Eletrônicos do Sicredi utilizando o seu cartão do Sicredi ou gerando o código para saque sem cartão no Aplicativo do Sicredi, em qualquer dia inclusive nos finais de semana.

O saque nos Caixas Eletrônicos da Rede Banco24horas está disponível somente para pessoas que possuem o cartão Puro Poupador (somente Poupança). O cartão Múltiplo (Conta Corrente e Conta Poupança) não é aceito nesta rede para saque em Conta Poupança. O saque nos Caixas da Saque e Pague não está disponível para Conta Poupança.

Deverá ser gerado o código no Aplicativo do Sicredi, opção Saque sem Cartão, informando a conta origem desejada (Corrente ou Poupança) e o valor. Você pode baixar nosso aplicativo nas lojas Google Play e App Store.

A Conta Poupança não permite a realização de TEDs e DOCs para outros Bancos, permite somente a realização de transferências para Contas Correntes do Sicredi.

Não. Para isto primeiro você deve transferir o valor do benefício disponibilizado na Conta Poupança para a Conta Corrente. LEMRE-SE: se a Conta Corrente estiver com saldo negativo (devedor) e/ou tarifas a serem cobradas, o valor do benefício poderá ser retido e utilizado para cobrir estas despesas. É importante que você verifique a situação da sua Conta Corrente antes de realizar a transferência.

O resgate da poupança para a conta corrente pode ser realizado pelo Aplicativo, Internet Banking e Caixa Eletrônico do Sicredi, acessando a opção:

Investimentos > Resgate > Poupança Tradicional.

Após, deverá ser informado o tipo de resgate (parcial ou total), data da transação e valor. Assim como na opção Transferência entre contas, no caso de o destino da conta corrente ser uma conta do Sicredi na opção:

Transferência > Transferir para nova conta.

Após deverá ser informado a conta destino e a conta origem “poupança”.

Lembre-se: se a Conta Corrente estiver com saldo negativo (devedor) e/ou tarifas a serem cobradas, o valor do benefício poderá ser retido e utilizado para cobrir estas despesas. É importante que você verifique a situação da sua Conta Corrente antes de realizar a transferência.

Para programar um saque sem cartão em nosso aplicativo é muito simples e seguro. Veja o vídeo em que mostramos como proceder. Para realizar o saque sem cartão da Poupança, deverá ser selecionada como conta origem a Poupança (para esta opção, você deverá estar com o app na versão 5.17.0 ou superior).

As movimentações em finais de semana podem ser realizadas com o mesmo cartão da conta corrente ou com o cartão puro poupador no Caixas Eletrônicos.

Caso não tenha um cartão você pode acessar no aplicativo a opção saque sem cartão que irá gerar um código e ir em um dos nossos Caixas Eletrônicos realizar o saque.

Se você optar por realizar um resgate da poupança para a sua conta corrente ou uma transferência para outra conta do Sicredi é necessário aguardar o próximo dia útil. O resgate pode ser realizado pela opção:

Investimentos > Resgate > Poupança Tradicional

ou uma transferência na opção:

 Transferência > Transferir para nova conta

Após deverá ser informado a conta destino e a conta origem “poupança”.

Não é possível realizar saques com o cartão da conta corrente, deve ser realizado um saque sem cartão, utilizando o App e selecionando a conta poupança como origem.

Para que o saque seja realizado diretamente na Agência (não se aplica a saques realizados nos Caixas Eletrônicos), o associado pode definir uma pessoa de confiança como responsável por realizar o saque em seu nome. Para isto, deverá ser realizada uma procuração, nomeando esta pessoa como responsável.

A nomeação de um procurador pode ser documentada através de:

Procuração Pública: São aquelas lavradas no Livro de Procurações de Repartição Consular Brasileira ou Cartório, no Brasil. É redigida por um escrevente autorizado do Tabelião e nela constará a vontade do outorgante (quem concede a permissão na procuração) traduzida em linguagem jurídica. O ato é assinado apenas pelo outorgante e não há reconhecimento de firma.

Procuração Particular: São aquelas elaboradas pela pessoa que vai assinar e outorgar poderes ao procurador. O Tabelião poderá reconhecer a assinatura do outorgante, com a finalidade de dar segurança jurídica a quem exige a procuração. De forma geral todas as pessoas capazes são aptas para constituir um procurador. Dependendo da condição da pessoa natural existem aspectos legais a serem observados para nomeação.

Para menores de 16 anos, a procuração deverá ser assinada pelo representante legal. Procurações concedidas para os maiores de 16 anos e os menores de 18 anos (relativamente incapazes); os ébrios habituais, os viciados em tóxico, aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade e os pródigos, deverá constar o nome, a qualificação e a assinatura tanto do outorgante quanto do assistente. Para analfabetos e por aqueles que não puderem assinar o instrumento, a procuração deverá ser necessariamente outorgada por escritura pública.

Sim, é possível. Devido ao momento pelo qual estamos passando, onde muitas agencias estão fechadas e a recomendação da Organização Mundial da Saúde, é para evitar sair de casa, você pode abrir uma conta poupança no Sicredi, através do aplicativo Sicredi X. Este app está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

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CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

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