Sicredi Pernambucred


Governança

Conheça o time que trabalha para crescermos juntos

Luís Aureliano de Barros Correia

Presidente do Conselho de Administração

Palavra do Presidente

Sicredi Pernambucred 20 anos de história

Contar uma história de sucesso é um exercício prazeroso de poder conhecer nosso passado, ter a capacidade de entender nossa trajetória através da linha do tempo, vivenciar o presente com a compreensão plena de onde conseguimos chegar e, finalmente, acreditar com muito otimismo em nosso futuro. 

Imaginar que há vinte anos, quase no mesmo período, servidores públicos de segmentos tão diferentes quanto Auditores da Fazenda Estadual e Servidores do Poder Judiciário, tiveram a mesma ideia de buscar uma alternativa ao sistema financeiro convencional e criar duas cooperativas de crédito que pudessem cuidar de suas economias e oferecer alternativas para as suas necessidades de crédito, é surpreendente ao tempo que nos coloca numa posição desafiadora de manter e aumentar todo legado deixado pelos pioneiros. 

A fase de gestação e implantação das cooperativas certamente que demandou muito aprendizado, coragem, incertezas, angústias, dedicação, desprendimento e empreendedorismo dos primeiros gestores. Todas as loas e todo respeito aos fundadores!

Certamente que os desbravadores de então, não tinham ideia que iriam se unir dali a dez anos e que fundariam a cooperativa dos Servidores Públicos de Pernambuco. Nascia então, a Pernambucred. Junção da Juriscope e Credipe. 

A Pernambucred cresceu, ampliou sua área de atuação geográfica em todo Estado de Pernambuco, passou a ser de livre admissão na Região Metropolitana do Recife e, acompanhando a decisão da Central Norte/Nordeste, há pouco mais de três anos, aderiu ao Sistema Sicredi. Decisão mais do que acertada. 

Podemos afirmar que aos vinte anos de existência, qualquer instituição deixa de ser um sonho a ser conquistado e transforma-se numa história de sucesso. 

Nada se edifica sozinho. Toda obra sólida é fruto de muito trabalho, sinergia, motivação, construção coletiva, dedicação, planejamento e propósito.

Fazendo analogia com uma obra arquitetônica podemos afirmar que uma cooperativa se constrói com base em duas estruturas sólidas: seus associados e seus colaboradores. Sua essência é ambientada nos princípios do cooperativismo e moldada através dos seus propósitos. 

Cada um que passou por aqui  deixou um tijolo na construção (permanentemente inacabada, pela sua dinâmica de constante transformação), e ajudou a erguer essa bela obra. Cabe aos que ficaram e aos que virão, manter o legado e expandir exponencialmente nossa cooperativa, buscando a excelência nos processos e comprometidos com um crescimento sustentável e socialmente mais justo. 

Os resultados alcançados ao longo desses vinte anos são consequência do exercício pleno dos princípios do cooperativismo. Buscamos exercer uma gestão  com a participação democrática em sua essência, praticamos a intercooperação e cuidamos da saúde financeira da comunidade onde atuamos, fomentando a inclusão e a educação financeira. 

Afirmamos, com muita tranquilidade e consciência, que estamos ajudando a construir um modelo de negócio que é, de longe, a melhor alternativa para o sistema financeiro. Temos muito orgulho de sermos parte de uma instituição de “pessoas para pessoas” que gera riqueza e compartilha os resultados com os associados, fomentando a economia local. Tudo isso com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica. 

Os resultados falam por si. Completamos vinte anos com aproximadamente vinte mil associados, alcançamos meio bilhão de reais em ativos totais e entregamos, ao longo da nossa existência, mais de cem milhões de reais em resultados para os nossos associados!

Diante de números tão relevantes temos a obrigação de aumentar nosso volume de crescimento e garantir que o nosso modelo de negócio continue colocando o associado no centro de todas as decisões. 

O quadro mundial de complexidade exponencial, traduzido no ambiente de negócios atual de volatilidade, incertezas, complexidades e ambiguidades, somado a todos desafios e mudanças no sistema financeiro do nosso país, nos leva a buscar um aprimoramento constante de nosso quadro de colaboradores e de integrantes da alta gestão da cooperativa, através do desenvolvimento de novas capacidades, carreiras e formas de trabalho. 

Mais vinte anos nos aguardam... nossa tarefa é aumentar o legado deixado pelos bravos pioneiros, continuando a cuidar do patrimônio dos nossos associados, bem como garantindo a antecipação dos seus sonhos, buscando a adaptabilidade e resiliência diante de tantas transformações. Sermos, ainda, os guardiões da essência do cooperativismo financeiro e buscar, incansavelmente, nosso propósito sistêmico de continuar construindo juntos uma sociedade mais próspera. 

Em respeito a todos que ajudaram a Sicredi Pernambucred a chegar até aqui, asseveramos nosso compromisso, conclamando os colaboradores e associados a caminharmos juntos em direção ao nosso melhor futuro. 

A seguir, um resumo da nossa história, através de um gênero literário popular nordestino que é mágico e verdadeiro. O Cordel! Nossa alma e nossa luta em forma de verso. Escrito por um associado de forma rimada, originada a partir do relato de quem viveu e vive a nossa história... deve ser recitado de forma melodiosa e cadenciada tal qual deve ser contada toda história com um enredo feliz!

Gente que coopera cresce!

 

Luís Aureliano de Barros Correia 

Presidente do Conselho de Administração 

Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta