Sicredi promove encontro regional do Programa A União Faz a Vida
Em Pato Branco, evento contou com a presença de mais de 1.100 professores
Mais de 1.100 professores da rede pública de ensino participaram nesta terça-feira, 23, em Pato Branco, do encontro regional do Programa A União Faz a Vida (PUFV). O evento foi promovido em conjunto pela Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP, Sicredi Fronteira PR/SC/SP e Sicredi Grandes Lagos PR/SC. Este ano, o evento fez uma menção especial ao Rio Grande do Sul com a apresentação de danças típicas gauchescas.
A União Faz a Vida é uma iniciativa do Sistema Sicredi para o desenvolvimento da educação que propõe metodologias de ensino voltadas para a cidadania e o cooperativismo. Realizado há 29 anos, o Programa já atingiu mais de 4,2 milhões de crianças e adolescentes, 200 mil educadores e 4 mil escolas, presente em 15 estados brasileiros.
A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes, pontua que o Programa traz em sua essência a importância das crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem.
"Entendemos que eles precisam ser protagonistas, sempre através de dois princípios fundamentais para nós: a cidadania e a cooperação. Acreditamos que vivenciar esses princípios desde a infância é o caminho para termos jovens e adultos, bem como uma sociedade mais justa, solidária e cooperativa", afirma Alyne.
Somente na Central Sicredi PR/SP/RJ o programa já impactou mais de 400 mil estudantes, através de 14 mil educadores, com a participação de 1,5 mil escolas em 8 mil projetos.
De acordo com o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Parque, Neri Fabbris, um dos principais objetivos do encontro é a troca de experiências e o acesso a novos conhecimentos por parte dos docentes.
"Com a presença da Emilia Cipriano hoje, doutora em Educação, queremos trazer informações sobre o que de mais novo existe dentro do processo de educação. É uma forma de atualizarmos os nossos professores e fazermos esse link entre o Programa e as normas da Base Nacional Comum Curricular, que traz tudo aquilo que a grade curricular exige, além da importância do papel de cada um, professor, gestor e a coordenação, dentro do programa", explica Neri.
A palestrante Emilia Cipriano, doutora em educação, pontua que A União Faz a Vida vem se consolidando como uma iniciativa transformadora.
"Precisamos debater a integração do professor, aluno e comunidade enquanto protagonistas para a materialização dessa metodologia. Não há implantação dessa proposta se não tiver interação e, o professor, dar vida na sala de aula a tudo isso. O PUFV é a construção de uma sociedade com mais respeito, dignidade, cooperação e, principalmente, com respeito a diversidade e pluralidade", conclui Emilia.