Coordenadores de Núcleo da Sicredi Parque conhecem o CAS e a rota do Cooperativismo, no Rio Grande do Sul
Viagem de conhecimento foi uma imersão ao mundo do Cooperativismo de Crédito
Os Coordenadores de Núcleo da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP estiveram em visita técnica ao Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre (RS). A equipe visitou, também, a serra gaúcha, passando por Gramado e Canela, além de conhecerem Nova Petrópolis, terra da primeira cooperativa de crédito fundada no Brasil e na América Latina, em 1902. O grupo visitou a linha imperial onde fica o memorial em homenagem ao patrono do Cooperativismo e a Casa Cooperativa, que contém o Museu do Cooperativismo de Crédito.
Ao todo participaram 20 Coordenadores, que representaram as três regionais da cooperativa: Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Eles foram acompanhados pelo presidente da Sicredi Parque, Clemente Renosto, e pela Assessoria de Governança, Meridiane Vian.
De acordo com Meridiane, a visita teve como intuito promover uma vivência única aos Coordenadores de Núcleo.
“Foi um momento especial porque proporcionou a eles conhecerem de perto lugares essenciais como o berço do cooperativismo no Brasil, bem como aprimorar seus conhecimentos, entendendo o funcionamento do Sistema Sicredi e a sua pujança. Momentos únicos que certamente serão fundamentais na jornada de cada Coordenador dentro da Sicredi Parque”, comenta Meridiane.
“Mergulhamos em um mundo de conhecimento e muito aprendizado direcionado ao cooperativismo. Acredito que foi plantada uma sementinha sobre a trajetória do Sicredi e agora cabe a nós semearmos em nossos municípios. Volto com o coração mais verde ainda”, enfatiza Neiva Suchow, Coordenadora de Núcleo da agência de Coronel Domingos Soares (PR).
“Foi uma oportunidade maravilhosa. Uma viagem incrível para conhecermos mais sobre a história do cooperativismo. Só tenho a agradecer toda a cooperativa pelo carinho e atenção com todos nós. Espero reencontrar todos em novos momentos especiais como este”, acrescenta Jeane Rodighero, Coordenadora da agência de Coronel Vivida/PR.
Para a Coordenadora Érica Ajonas, da agência de Cravinhos (SP), “a viagem reforçou ainda mais os propósitos do cooperativismo”. Já para o Coordenador Vandir Genero, representante da agência de Quilombo/SC, “experiências como essas reforçam a certeza de que a Cooperativa é realmente um bom lugar para investir”, conclui.