Sicredi Paranapanema PR/SP


6 de Julho de 2021

Sicredi realiza diversas ações sociais na região em prol do Dia de Cooperar

Movimento idealizado pela OCB (Organização Brasileira das Cooperativas) busca diminuir os impactos gerados pela pandemia nas comunidades

Notícias | Institucional

Diante das dificuldades geradas por conta da pandemia de covid-19, as ações de responsabilidade social passaram a ganhar ainda mais importância. Em função disso, neste ano, o Dia C (Dia de Cooperar), movimento organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), que mobiliza o segmento com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo, busca auxiliar a sociedade a minimizar os impactos a partir da arrecadação de alimentos.

A iniciativa, celebrada no Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano foi comemorada no último sábado, 3 de julho, tem como protagonistas: associados, colaboradores e comunidade em geral que juntos desenvolvem projetos em prol das comunidades em que estão inseridos.

As ações voluntárias estão sendo desenvolvidas deste o início do ano, todas em apoio a Agenda Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Na área de atuação da Sicredi Paranapanema PR/SP que compreende o norte do Paraná e sudoeste do estado de São Paulo, já são mais de 36 ações catalogadas, dentre elas arrecadações de alimentos, lives beneficentes, educação financeira, entre outros.

Segundo a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Leonor Silva, as iniciativas visam trabalhar as necessidades das comunidades para gerar apoio e desenvolvimento diante do cenário atual. “Apoiar e desenvolver nossa sociedade faz parte do nosso DNA e neste movimento seguimos firme para contribuir com a toda população no que for possível. Com as iniciativas, estamos também apoiando irrestritamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU na Agenda Global.”

No ano passado, o Sicredi, realizou, ao todo, 1.033 ações de cunho social, que beneficiaram 4,1 milhões de pessoas nas comunidades de 612 cidades. A instituição contou com o apoio de mais de 30 mil voluntários, entre eles, seus próprios colaboradores. O impacto das ações do Sicredi representou mais de 50% das pessoas beneficiadas e quase 1/3 do total de iniciativas do Dia C foram realizadas por alguma de suas cooperativas. No total, em 2020, o Dia C beneficiou mais de 7,8 milhões de pessoas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista. Em nossa região, mais de 20 mil famílias foram impactadas.

“Atitudes simples movem o mundo e, diante de um momento tão desafiador, estamos mais do que nunca colocando em prática nossos valores e princípios. Ao apoiar novamente o movimento do Dia C permanecemos ao lado dos nossos associados, colaboradores e das comunidades no enfrentamento da pandemia e seus efeitos, este ano com foco na arrecadação de alimentos”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.

Saiba como fazer parte deste movimento e conheça todas as ações desenvolvidas pela Sicredi Paranapanema PR/SP através do site https://www.sicredi.com.br/coop/paranapanema/dia-de-cooperar/

Origem do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador em Minas Gerais. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta