Os cerca de 86 mil associados da Sicredi Ouro Verde MT, instituição financeira cooperativa que atua em 15 municípios de Mato Grosso, receberam nesta quarta-feira, 09/12, a remuneração de juros ao capital social investido na cooperativa. O pagamento de juros ao capital, que este ano chega a R$ 8,7 milhões, compõe parte da distribuição de resultados da cooperativa aos associados em 2020. Além da remuneração ao capital social, a Sicredi Ouro Verde MT fará a distribuição de resultados alcançados em 2020, proporcionalmente ao que cada associado movimenta com a cooperativa, após a deliberação dos associados nas assembleias, que acontecem a partir de fevereiro do próximo ano.

Conforme explica o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio, o pagamento é uma deliberação do Conselho de Administração para remunerar o capital social que os associados investem na cooperativa. “O Conselho de Administração pode autorizar o pagamento quando a cooperativa atinge resultado positivo no exercício. Em 2020, a decisão foi de remunerar o capital dos associados em porcentagem equivalente a 100% da Selic, de 2,91%, que é o valor máximo permitido pela legislação”, salienta o presidente.

A remuneração é paga sobre o saldo médio da cota capital do associado ao longo de 2020 e o valor creditado é tributado pela tabela básica do Imposto de Renda, no caso dos associados pessoa física. Para os associados pessoa jurídica, não há retenção do IR. Os valores creditados e o extrato do capital social podem ser acessados pelos associados por meio do aplicativo do aplicativo do Sicredi e Internet Banking, ou ainda diretamente com os seus gerentes.

O que é capital social?

O capital social é somatório das cotas-partes que os associados investem para a formação do patrimônio da cooperativa. O associado integraliza o capital social na associação e também pode fazer novos aportes esporádicos ou programações mensais. Para a cooperativa, o capital social é importante para a solidez e para o seu crescimento, pois serve de parâmetro da cooperativa para captação e empréstimo de recursos aos associados.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Ouro Verde MT

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!