Sicredi Nossa Terra PR/SP


10 de Julho de 2020

SICREDI NOSSA TERRA PR/SP PROMOVEU AÇÕES COM FOCO NO APOIO À SOCIEDADE EM MEIO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

O Dia de Cooperar é uma iniciativa da OCB e reuniu cooperativas de todo o Brasil para atividades de cunho social; a Nossa Terra impactou positivamente 17 municípios e 22 organizações sociais

Notícias | Dia de Cooperar

A Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP engajou suas agências e as cidades onde atua para as ações do Dia C. Desde o dia 18 de maio e estendendo-se até o dia 04 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, a cooperativa mobilizou, em suas 17 cidades de atuação, seus aproximadamente 300 colaboradores, integrantes dos comitês jovem e mulher, instituições sociais filantrópicas, uma série de entidades públicas, organizações privadas e parceiros da sociedade civil em prol de um objetivo: beneficiar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social por meio da arrecadação e destinação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e limpeza, cobertores, mantas e em dinheiro.

“Os resultados foram extraordinários”, pondera a Presidente da Cooperativa Nossa Terra PR/SP, Maura Carrara. “Arrecadamos R$156 mil reais, 15 toneladas de alimentos, 12 mil itens de higiene e limpeza, 3 mil fraldas geriátricas, 2.4 mil máscaras, 1 mil litros de leite e 200 mantas e cobertores. Esse montante será destinado para 22 organizações sociais escolhidas pela nossa cooperativa. Entregamos também para as Secretarias Municipais de Saúde mais de 2 mil kits de EPIs”.

Ainda compondo a ação coletiva do Dia C, a Nossa Terra realizou uma live para potencializar o engajamento das comunidades. Utilizando produtos de base coop (produtos de cooperativas) e de produtores locais, a Presidente Maura cozinhou, em 24/06, sua tradicional receita: Bobó de Frango. A live impactou cerca de 20 mil pessoas nas redes sociais e mobilizou mais de 7 mil expectadores diretos. Transmitida pelos canais digitais da cooperativa, a ação foi o marco do incentivo à solidariedade e a cooperação.

O desdobramento da transmissão ao vivo aconteceu no dia 04, Dia do Cooperativismo, onde mais de 100 pessoas de 27 famílias de Jesuítas (PR), receberam em suas casas uma refeição produzida pela Presidente. Maura Carrara voltou à cozinha e fez o Bobó de Frango para servir à essas pessoas, escolhidas pela Pastoral da Acolhida e pelo Conselho Tutelar do município. “Apesar do cenário delicado, conseguimos realizar grandes feitos este ano para celebrarmos o Dia C”, pontua.

“Quando a Organização das Cooperativas Brasileiras nos propôs o mote ‘com atitudes simples movemos o mundo’, a ação que promovemos trouxe consigo uma simbologia marcante, pois lançou luz às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, sobretudo, as impactadas pela pandemia; evidenciou as organizações de assistência social e, mobilizou uma série de pessoas e instituições em prol de um objetivo comum. Isso demonstra, mais uma vez, a força do cooperativismo e como ele deve ser compreendido como um importante mecanismo de transformação social, econômica e humana”, conclui Maura Carrara, Presidente da Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP.

O Dia C no Sistema Sicredi

Em mais um ano, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal, apoiou o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data foi marcada pela realização de diversas ações com foco em responsabilidade social nas áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos 13 ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o de cooperativismo de crédito. O objetivo do movimento é transformar a realidade de comunidades por meio da prestação de serviços.

O Dia C ocorre sempre na mesma data em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado do mês de julho. Neste ano, o movimento aconteceu no dia 04 de julho e teve como mote “com atitudes simples movemos o mundo”, focando em iniciativas beneficentes relacionadas aos impactos decorrentes do novo coronavírus.

As iniciativas do movimento “Dia C” estão alinhadas com os “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

“O Dia de Cooperar é uma grande oportunidade de celebrar a solidariedade e colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo. O Sicredi tem um compromisso com o desenvolvimento econômico e social e a cooperação é a principal ferramenta do nosso modelo de atuação. Neste ano, em função das recomendações de distanciamento social, a celebração foi feita de maneira adaptada, contando com o recurso das plataformas digitais. O mais importante foi sensibilizar as pessoas e estimular a realização das ações de benefício social que foram realizadas desde o início da pandemia”, explica Romeo Balzan, Superintendente da Fundação Sicredi. Para conferir mais informações sobre o Dia de Cooperar, clique aqui.

Ver todas notícias
Baixe o App e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta