Ícone play

“Construindo um futuro melhor”. Uma boa forma de resumir a implantação do Programa "A União faz a Vida", segundo o professor Carlos Eugênio Almeida, diretor da escola Municipal Agrícola Maurício Machado, de Santa Izabel do Pará. Na última segunda-feira (11), começou a capacitação de 50 professores do município para a implantação do Programa da Sicredi, que objetiva trabalhar valores de cooperação e cidadania com os alunos de escolas da comunidade.

A União faz a Vida possui 25 anos de história, iniciados com a percepção de gestores da cooperativa financeira sobre a importância de promover a educação para um mundo mais cooperativo. No nordeste do Pará, o projeto-piloto foi iniciado em Santa Izabel pela Sicredi Norte, contemplando as escolas municipais Maurício Machado, Guilherme Mártires e Doraci Leal. Para que os educadores compreendam a metodologia, foram três dias consecutivos de treinamento teórico e prático. O intuito é que esses professores apliquem os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

De acordo com a coordenadora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Norte, Priscila Fonseca, a implantação do Programa passa por três etapas e o objetivo principal é formar cidadãos cooperativos.

“Iniciamos desde o ano passado, conversando com a Secretaria de Educação que sinalizou positivo juntamente com a Prefeitura para receber o programa. A partir de então, percorremos as três escolas fazendo a etapa de sensibilização. Apresentamos o Programa para os professores que deram o aceite para implantação da metodologia. Agora, estamos na etapa de desenvolvimento do programa que inicia com a habilitação dos educadores. A próxima etapa é que eles iniciem com os alunos. O Programa A União faz a vida é a primeira iniciativa educacional e social da Sicredi, com uma metodologia própria que já chegou a mais de três milhões de criança em todo o Brasil”, destacou a coordenadora.

Na prática, o Programa promove atitudes e valores de cooperação e cidadania através da educação cooperativa, colaborando para a formação de crianças e adolescentes com base nos valores de justiça, diálogo, solidariedade, empreendedorismo e respeito.

O Presidente da Sicredi Norte, Wilson Machado, destaca que plantar a semente do cooperativismo nessa fase inicial da vida de crianças e adolescentes trará benefícios futuros para esses cidadãos.

“Quando a criança é instruída sobre os valores do cooperativismo desde sempre, ela cresce e evolui dentro deste princípio. Ele deverá durante sua vida toda optar por esse modelo na sua vida profissional e comunitária, um ajudando o outro”, afirma. 

Dr. Wilson Machado, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Norte.

Os alunos irão apreender de forma diferente. A partir do currículo escolar, o professor elabora a pergunta exploratória, que é o ponto de partida dos campos do conhecimento que serão trabalhados. Antes de sair para a rua com os alunos, os professores formulam questões sobre aspectos históricos, ambientais, geográficos e qualquer outro relacionado ao currículo escolar e ao território da investigação. Isso estimula o interesse de aprender do aluno e assim vão para a expedição investigativa para ver, observar e experimentar diversão e aprendizagem com uso de ferramentas do Programa. A educação cooperativa age na educação de crianças e adolescentes para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas que transformam a sociedade e atendem aos desejos e anseios das comunidades. 

“A escola tem o currículo do campo e essa é a base da escola Maurício Machado. Os professores de ciência, zootecnia, agricultura e demais disciplinas vão trabalhar a teoria na sala de aula, mas vai ter o momento que irão sair e levar os alunos para outro espaço de aprendizagem, para trabalhar a prática. Vamos levar na piscicultura, plantio de côco, mangustão, açaí, macaxeira, banana que temos no ambiente da escola. Com isso, a sensibilização desse aluno vai ser maior. Ele vai presenciar o que viu nos vídeos e livros. E o mais interessante, esse aluno do campo vai poder levar esse conhecimento para a sua casa”, explica o Diretor Eugênio.

Professora há seis anos na escola Maurício Machado, Ângela Monteiro destaca que o aprendizado vai ser de suma importância para os alunos e toda a comunidade escolar. A educadora acredita que com a cooperação de todo esse processo de ensino, vai fazer com que os alunos se tornem protagonistas das suas histórias.

“A Sicredi veio para somar. Veio destacar a importância de que juntos podemos chegar mais longe. Estamos vivenciando um momento de retorno à sala de aula devido à pandemia do novo coronavírus, e esse processo enfatizou a necessidade desses alunos terem mais informações e mais conhecimento, e a Sicredi veio colaborar para isso. Não sou moradora de Santa Izabel, mas já criei um pertencimento a essa cidade. Somos uma comunidade quilombola e eu queria resgatar isso em meus alunos. O desejo de origem, pertencimento ao local”, conta a professora.

A programação contou com a presença da Secretária de Educação, Elen Alves, que foi acompanhar de perto o início desse processo. Ela destaca que o projeto vai ajudar não somente no desenvolvimento dos estudantes, mas também do município. 

“Acreditamos que precisamos trabalhar com as pessoas, e os estudantes são pessoas em formação, transformação e construção, e enxergar dentro desse cenário a proposta do cooperativismo é fundamental. A formação continuada é algo imprescindível para nós profissionais da educação, e para qualquer profissional. Desde 2017 nós, quanto Secretaria de Educação, buscamos essas parcerias de qualificação. Acreditamos que esses três dias de capacitação proporcionado pela Sicredi Norte vão ter resultados positivos para nossos estudantes. O nosso município está em crescimento, e essa busca de conhecimento, novas perspectivas e qualidade de vida abrange não trabalhar somente português e matemática em nossas escolas, mas também o social, buscando temas que contribuam para o futuro dos alunos e do nosso município”.

Elen Alves, Secretária de Educação do município, destaca a importância da parceria.

A iniciativa cria oportunidade de crescimento para todos. Para o Diretor Presidente da Sicredi Norte, Dr. Napoleão Alencar, o Programa permite a evolução e desenvolvimento para a sociedade e também para a cooperativa financeira.

“A educação cooperativista precisa ser divulgada, propagada, incentivada no meio da formação. São jovens que futuramente irão tocar esse processo cooperativista. Crianças e adolescentes por meio dos educadores vão desenvolver os princípios de cooperação e cidadania. Conhecer os seus direitos e deveres e sua inserção dentro da sociedade, e ter a integração entre pessoas que se ajudam mutuamente, são conceitos que farão toda a diferença”, destaca.

No final do ano, serão apresentados os resultados por professores e alunos que poderão mostrar que #Gentequecooperacresce, e serão os pioneiros incentivando a implantação em outras escolas de Santa Izabel e outros municípios.

Para saber mais sobre o programa União Faz a Vida, sua metodologia e como ele proporciona transformação na comunidade escolar e na sociedade através do poder da cooperação, acesse: https://auniaofazavida.com.br/. Para saber mais sobre as ações do Sicredi em nossa região, curta a nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e nossa página no LinkedIn.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Norte Cooperativa de Crédito

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!