Com programas sociais e promovendo a inclusão financeira, Sicredi abre primeira agência em Palestina (SP)

 

Instituição financeira cooperativa possui gestão participativa e é uma alternativa ao Sistema Financeiro tradicional. Inauguração abriu as celebrações do aniversário da cidade

 

Seguindo o plano de expansão para o ano de 2022, a primeira instituição financeira do Brasil, Sicredi, abriu na última terça-feira (24), a primeira agência em Palestina, São Paulo. A nova agência fica localizada na Avenida da Saudade, 1310, em frente à histórica Praça São João.           

Para o presidente da Sicredi Noroeste SP, cooperativa responsável pela chegada à região, José Carlos Afonso Cuginotti, a nova agência – que é também a primeira cooperativa de crédito do município – ajuda a promover a inclusão financeira. “Nossa missão é levar uma nova alternativa aos moradores da região com os diferenciais do cooperativismo de crédito, fazendo com que o associado tenha à disposição produtos e serviços financeiros com atendimento personalizado e humanizado capaz de promover também a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico e social para uma sociedade mais próspera”, explica Cuginotti.

Nos municípios onde está presente, o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6% e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, segundo dados da pesquisa “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Inauguração

Em um evento aberto ao público, a inauguração da nova agência – que abriu as festividades do aniversário da cidade (30 de maio) – contou com distribuição de algodão doce e pipoca, e com apresentações de artistas locais e das crianças participantes do Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi.

“O evento de inauguração realizado próximo da data de aniversário da cidade foi um meio de reafirmar a união do Sicredi com a população, e demonstrar nosso compromisso com um dos nossos maiores princípios: o de contribuir para a economia e qualidade de vida dos associados e das comunidades onde atuamos”, afirma o gerente da agência, Leandro Felix de Oliveira.

Atendendo mais de 539 crianças em cinco escolas municipais, a cooperativa deu início ao PUFV antes mesmo da inauguração da agência. “A educação é fundamental para o desenvolvimento da cooperação e da cidadania e, para a educação, cada momento é valioso. Priorizando o impacto social do Programa A União Faz a Vida e dar início às atividades do programa antes mesmo da agência foram escolhas totalmente alinhadas aos princípios cooperativistas”, finaliza Cuginotti.

 
Notícias relacionadas