Entidades e instituições do noroeste do Rio Grande do Sul interessadas em pleitear recursos do Fundo Social do Sicredi devem se cadastrar na plataforma Sicredi na Comunidade. O período de cadastro foi aberto no dia 28 de abril e segue até dia 26 de maio. O Fundo Social é uma iniciativa da instituição financeira cooperativa que visa apoiar entidades beneficentes em projetos e ações que impactam positivamente as comunidades onde a instituição está inserida.

 

A Sicredi Noroeste RS/MG atua em 12 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul. O Fundo Social do Sicredi tem a finalidade de apoiar entidades, atividades ou projetos que, em virtude do valor recebido, gerem benefícios e melhorias para as pessoas que vivem nas comunidades onde a instituição financeira cooperativa está presente, evidenciando as causas de Cidadania Corporativa do Sicredi que são Cooperação, Educação e Desenvolvimento Local.

 

Os recursos destinados ao Fundo Social Sicredi Noroeste RS/MG 2023, por deliberação em Assembleia Geral Ordinária dos associados, serão provenientes R$1.400.000,00 (Um Milhão e Quatrocentos Mil Reais) da destinação do resultado da cooperativa do exercício de 2022. As entidades podem inscrever projetos de até 10 mil reais, exceto projetos da área de saúde e empreendedorismo que o limite é 20 mil reais.

 

Os recursos do Fundo Social destinam-se para apoiar projetos nas áreas:

1. Educação, Cultura e Esporte: investimentos com foco em oportunidades e desafios voltados a promoção da educação, acesso à cultura e práticas esportivas saudáveis, que incluem formação, conscientização, desenvolvimento de atividades, aquisição de materiais e equipamentos.

 

2. Saúde: Ações que colaborem com a qualidade de vida da sociedade, fomentando o bem-estar físico e mental das pessoas, em instituições de saúde públicas e privadas, sem fins lucrativos.

 

3. Segurança: Ações que fomentem as iniciativas de proteção da população, trazendo maior segurança às comunidades, em um trabalho de cooperação com órgãos de segurança pública;

 

4. Sustentabilidade: iniciativas voltadas a qualidade de vida, do meio ambiente, reciclagem, preservação, conservação e geração dos recursos naturais;

 

Projetos com viés de Empreendedorismo: Iniciativas, em qualquer uma das áreas de aplicação, que forneçam bens ou serviços, através de novas soluções ou mudanças em iniciativas existentes, que geram resultados financeiros positivos e benefícios positivos na comunidade, terão prioridade na avaliação e seleção dos projetos e podem ser contemplados com valores até 20 mil reais.

 

Para se cadastrar as instituições devem acessar a plataforma, preencher o formulário e anexar os documentos relacionados ao projeto. O regulamento do Fundo Social está disponível na Plataforma Sicredi na Comunidade (https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/). Para participar, a entidade precisa ser legalmente constituída com Estatuto Social e CNPJ, ser sem fins lucrativos e ser associada e possuir movimentação regular com uma das cooperativas do Sicredi que disponibilizam o fundo, além de estar com toda a documentação em dia. Outro ponto importante é que a entidade aplique o recurso conforme descrito no projeto.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Noroeste RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!