O Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C, é um grande movimento de estímulo a iniciativas voluntárias e de valorização do movimento cooperativo em seus diversos segmentos de atuação no país e ao redor do mundo. Esse dia é realizado pelas cooperativas com o apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro. O principal objetivo do movimento é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios do cooperativismo.

Para esse ano, a cooperativa Sicredi Interestados RS/ES, organizou uma semana de atividades com o autor Thomas Eckschmidt, fundador do movimento capitalismo consciente no Brasil e no Peru, coautor do livro Capitalismo Consciente além de mais 21 títulos. A palestra Despertar do Espírito Heróico do Empreendedorismo está marcada para o dia 04 de julho às 19h no auditório da Sicredi Interestados RS/ES, localizada na Avenida Dom Joaquim, 1087, em Pelotas – Sede Administrativa da Cooperativa. Os interessados em participar da palestra devem procurar um dos parceiros do Dia C e realizar a sua inscrição. O ingresso será 2kg de alimento não perecível, entregues em espécie na entrada do evento ou doados através do pix da Fundação Sicredi: facoparte@sicredi.com.br, mediante apresentação do comprovante. Os alimentos arrecadados na palestra, serão destinados ao Mesa Brasil e as agências continuarão arrecadando alimentos durante todo o mês de julho, os quais serão destinados por cada município para instituições e ações locais.

Além da palestra para a comunidade, o autor terá agenda com empresários locais no Sebrae em parceria com a Associação Comercial de Pelotas, fará uma noite de autógrafos na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas e irá visitar a Oceantec Furg, em Rio Grande. O autor também concederá palestra e cumprirá agenda no estado do Espírito Santo, junto às ações da Cooperativa naquele estado.

Conforme relata Melina Linda Schwank Dutra, Analista de Relacionamento “O Dia C tem como lema: “Atitudes simples, movem o mundo” e, portanto, as atividades e forma de atuação do Thomas reforçam esse lema e expressam a sua atitude de voluntariado, uma vez que, toda essa agenda é feita de forma gratuita com o único propósito de contribuir com o conhecimento sobre o tema do Capitalismo Consciente e por esse motivo a nossa Cooperativa encontrou muita conexão com a proposta do palestrante. Visto a pandemia esperamos um ano para fazer essa comemoração do Dia C, engajando várias cooperativas e vários agentes da nossa sociedade em prol da sua realização.”

Os parceiros do Dia C 2022 são: Unicred, Sicoob, Cresol, Transpocred, Unimed, Sebrae, Livraria Vanguarda, Pelotas Parque Tecnológico, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Anhanguera, IFSUL – Campos Visconde da Graça e Associação Comercial de Pelotas.

Na Sicredi Interestados RS/ES, o Dia C é celebrado desde o ano de 2016 com ações que engajam todos os colaboradores em iniciativas que visam sanar necessidades básicas de cada município. Cada agência pôde escolher uma iniciativa para desenvolver em sua cidade. Já foram realizadas: limpezas de áreas urbanas, limpeza na praia e em áreas de preservação, recolhimento de lixo eletrônico, refeições para comunidades carentes, arrecadação de alimentos não perecíveis para auxiliar as famílias que sofreram com a pandemia do Coronavírus. No ano de 2021, a Cooperativa Interestados arrecadou 30 toneladas de alimentos, doadas a instituições, tal como bancos de alimentos, pertencentes às cidades da área de atuação da cooperativa.

Se você quer saber mais sobre como participar do Dia C, ou tem interesse em se envolver com ações de voluntariado, acesse www.sicredi.com.br/site/diac ou o perfil da @sicredi.interestados nas Redes Sociais.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Interestados RS/ES

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!