Desenvolvimento do Cooperativismo

Conheça os nossos programas sociais

Fundo Social

O Fundo Social da Cooperativa Sicredi Integração de Estados RS/SC é um apoio financeiro destinado para a criação e desenvolvimento de projetos sociais que atendem ações de interesse coletivo, tais como, educação, cultura, esportes, saúde, segurança e ambiental, contribuindo para o crescimento, evolução e desenvolvimento social das comunidades na área de ação da cooperativa.

A União Faz a Vida

É a nossa principal iniciativa de responsabilidade social. Acreditamos na educação como forma de envolver e transformar a comunidade onde estamos presentes promovendo a cooperação e cidadania. Como fazemos isso? Por meio de projetos que desenvolvem cidadãos mais justos, solidários e empreendedores, que respeitam a diversidade e dialogam para tomar as decisões.

Programa Crescer

É o nosso programa de educação cooperativa, que tem como principal objetivo fortalecer a cultura do cooperativismo. Por meio do programa é possível conhecer mais sobre o nosso negócio e sobre nosso papel de dono. São realizadas formações para Colaboradores, Associados, Coordenadores de Núcleo e Conselheiros.

Programa Pertencer

Com esse programa estimulamos nossos associados a fazerem parte das decisões do Sicredi. Assim, trazemos mais transparência e colocamos em prática o nosso modelo de gestão colaborativa, no qual os associados participam de reuniões, assembleias e outros eventos.

Cooperação na ponta do lápis

Para a sua criação, utilizamos o método COOPS, que é o Método de transformação financeira do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, elaborado para auxiliar as pessoas com o passo a passo para a construção de hábitos financeiros sustentáveis. Com as ações do Programa, vamos compartilhar práticas que podem trazer uma vida mais sustentável para muitas pessoas. Nosso Programa é para todos. Queremos ajudar a transformar a vida financeira das pessoas nas comunidades em que atuamos levando mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a nossa relação com o dinheiro.

Cooperativas Escolares

O Programa é uma iniciativa de responsabilidade social que acontece em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. São associações de estudantes formadas pela adesão voluntária de crianças ou adolescentes de 10 a 17 anos de idade. Nas cooperativas, são realizadas atividades sociais, econômicas ou culturais em seu próprio benefício, no contra turno escolar, sem fins lucrativos.

Comitê Mulher

A redução da desigualdade de gênero e o empoderamento das mulheres estão finalmente sendo reconhecidos como uma prioridade em todo mundo. O Sicredi, enquanto instituição financeira cooperativista, que atua também como agente de transformação da sociedade, reconhece seu papel na promoção da equidade de gênero. Caminhando nesse propósito, em 2019 a Fundação Sicredi institucionalizou o Comitê Mulher, uma iniciativa que busca empoderar as mulheres por meio da educação, para que possam, cada vez mais, assumir novos papéis de protagonismo e liderança nas Cooperativas e nas comunidades.

Crescer Jovem

O Crescer Jovem da Sicredi Integração de Estados RS/SC é um movimento único que acredita na força do cooperativismo quando presente desde cedo na vida das pessoas. Voltado ao público jovem o programa busca desenvolver o sentimento do "fazer juntos" e propiciar oportunidades para que habilidades como a capacidade de inovação e a criatividade sejam inseridas na vida dos jovens e no ambiente da cooperativa, não só para oferecer estratégias de desenvolvimento pessoal como também para gerar impacto efetivo e positivo no mundo.