Com atuação em dois Estados do país, a Sicredi Integração RS/MG adotou como estratégia de aproximação a realização de intercâmbios entre mineiros e gaúchos por meio de visitas que envolvem uma semana de imersão nos municípios atendidos pela regional. Compostas por associados, líderes empresariais, autoridades e colaboradores, as comitivas aprendem mais sobre a instituição, conhecem agências e visitam propriedades e empreendimentos de outros associados, conferindo na prática a atuação da Sicredi e os conceitos cooperativistas, bem como legitimando a consolidação da expansão em Minas Gerais. Os roteiros ainda envolvem pontos turísticos relacionados ao cooperativismo ou à administração pública, como a serra gaúcha e as cidades históricas de Minas. O propósito é munir os visitantes de informações que possam ser compartilhadas e multiplicadas junto as suas comunidades de origem.

Ocorrendo tradicionalmente uma vez por mês, em novembro a atividade foi realizada em dois momentos e contemplou ambos os Estados. Entre os dias 08 e 12 foi a vez de 18 moradores de Mariana (MG) visitarem o Vale do Taquari, com um grupo formado, em sua maioria, pelos primeiros associados da recém inaugurada agência. Já na semana de 22 a 26, Minas Gerais foi o destino de 16 coordenadores de núcleos e colaboradores gaúchos, os quais conheceram os municípios onde a cooperativa já está instalada (Entre Rios de Minas, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Outro Branco, Cachoeira do Campo e Itabirito).

Membro da comitiva que esteve em Lajeado no início de novembro, José Eustáquio (Elias Tate), do ramo de combustíveis em Mariana, destacou que, por meio da visita, foi possível criar um outro entendimento sobre o funcionamento da cooperativa e sobre a diferença que muitos ainda não se deram conta: “Aqui na Sicredi não somos clientes, nós somos donos, e isso faz total diferença, porque você passa a ter responsabilidade na condução do negócio”. Ele enalteceu a estrutura física da regional e o tratamento diferenciado, carinhoso e personalizado que os colaboradores dispensam a todos que frequentam a cooperativa. “Isso cria a convicção de que estamos no caminho certo ao abandonar os bancos tradicionais, porque eles não têm o atendimento que a gente consegue com a Sicredi”, afirmou.

Ao longo de todo o ano, foi realizada uma viagem para MG, e mais uma está agendada ainda para 2021, enquanto que cinco grupos conheceram o RS. As turmas são limitadas para facilitar a logística, bem como respeitar os protocolos sanitários da Covid. Os convidados não são exclusivamente associados, pois o objetivo é que conheçam e se associem pela experiência e com o propósito da cooperativa.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Integração RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!