O desenvolvimento das localidades onde está inserida é uma das principais missões da Sicredi Integração RS/MG e, por meio de ações sociais, a cooperativa tem promovido e viabilizado uma série de projetos que estimulam a educação, cultura, saúde, esporte e lazer para as comunidades. Além daqueles que já ocorrem através de seleção, como o Fundo Filantrópico, ou em parceria com o poder público, como o A União Faz a Vida, recentemente foi lançado o programa Fazer Juntos, que vai direcionar um percentual sobre novas aplicações para instituições sem fins lucrativos indicadas pelos próprios associados. 

“A Sicredi realiza um trabalho cooperado e as iniciativas sociais buscam sempre beneficiar as comunidades em suas maiores necessidades”, avalia Luis Moacir Berghahn, atual presidente do Consepro de Forquetinha. A entidade, composta por voluntários, tem por finalidade fornecer recursos e meios materiais aos órgãos de segurança do município, realizando campanhas educativas e neutralizando a violência, e é uma das instituições que já estão inscritas no Fazer Juntos. Para ele, o programa da cooperativa vem ao encontro do propósito do Consepro, permitindo que a sociedade auxilie e faça a diferença nas melhorias dos órgãos de segurança. “No momento, buscamos trocar o computador da Brigada Militar, que está em péssimas condições de uso”, justifica o presidente. 

A opinião de Berghahn também é compartilhada por Marciani Cristini Wacklawovsky, diretora da Emef Ireno Bohn, de Mato Leitão, que atende 105 estudantes de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental em tempo integral. A escola já foi beneficiada pelo Fundo Filantrópico e é uma das instituições participantes dos projetos A União Faz a Vida e Cooperação Na Ponta do Lápis, buscando agora o auxílio da comunidade para investimentos na parte lúdica, através da aquisição de brinquedos para a pracinha e materiais para a Hora do Conto e Teatro. “Considero de extrema importância os projetos da cooperativa. Investir no desenvolvimento da região e na qualidade de vida de seus associados é uma atitude muito certeira. Ter mais esse incentivo financeiro do programa Fazer Juntos nos deixa muito felizes, pois é mais uma forma de podermos investir na qualidade da educação da nossa escola”, analisa Marciani.

Quem também já garantiu a inscrição foi a ONG Plantando Sonhos, de Progresso. Atendendo crianças de 5 a 10 anos no contraturno escolar, a entidade oferece atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, oficina de música e lanches, e busca recursos para a compra de brinquedos que serão instalados na praça recentemente construída. “Esses brinquedos são muito esperados pelas crianças e o programa Fazer Juntos é uma grande oportunidade para isso. É uma forma de a comunidade ajudar nossa instituição e ainda investir”, afirma a presidente da ONG, Daiana Pires.

O programa

O programa Fazer Juntos iniciou no dia 07 de março e segue até do dia 09 de dezembro. A cada nova aplicação nos produtos Sicredinvest, Sicredinvest Flex, Sicredinvest Evolutivo, Sicredinvest Exclusivo, RDC pré-fixado (cujos prazos de carência para resgate são de no mínimo 180 dias) e Poupança (sem prazo de carência), o associado poderá indicar uma entidade habilitada da regional para receber a doação de 0,15% sobre o valor investido, sem ônus para ele. Encerrada a vigência da ação, as entidades beneficiadas receberão o valor total angariado durante o período, limitado ao máximo de R$ 10 mil. 

Inscrições

As inscrições das instituições interessadas no benefício encerram no dia 29 de abril, mas como as indicações já estão em andamento, é importante que sejam efetuadas o quanto antes. A habilitação só é permitida a entidades associadas da área de abrangência da cooperativa e que visam o Empreendedorismo Social, a Educação, Cultura, Saúde, Segurança, Esporte e Projetos Sociais que contribuam com a melhoria da qualidade de vida. Para efetivar a candidatura, o representante legal deve procurar sua agência portando cópias do estatuto social e da ata da eleição da diretoria, bem como o termo de adesão ao programa.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Integração RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!