Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG


14 de Outubro de 2021

Programa A União Faz a Vida comemora 20 anos em Quinze de Novembro

As ações comemorativas contaram com homenagem aos envolvidos do Programa, além de brinquedos infláveis, lanche especial, presença do abelhão, mascote do Programa.

Notícias | Programa A União Faz a Vida

Na última semana, foram realizadas ações nas escolas em comemoração aos 20 anos de implantação do Programa A União Faz a Vida no município de Quinze de Novembro. Estudantes, professores, diretores das escolas e colaboradores do Sicredi acompanharam a programação comemorativa, que teve brinquedos infláveis, lanche especial, presença do abelhão, mascote do Programa e distribuição de brindes, com todos os cuidados e seguindo os protocolos de saúde em relação ao Covid-19.

Pela Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, gestora do Programa, estiveram presentes o presidente, Sérgio Luiz Tonello; o gerente da agência de Quinze de Novembro, Clóvis Luiz Strehl; o responsável pelos Programas de Relacionamento, Deloir Antonio dos Santos. Pela Prefeitura Municipal, parceira do Programa, participaram o vice-prefeito, Marcos Luis Petri; e a coordenadora do departamento de Educação e do Programa A União Faz a Vida, Michele Prante Peukert.

Durante as ações, o Sicredi fez uma homenagem aos envolvidos no Programa no munícipio, com a entrega de uma placa comemorativa aos 20 anos para o Departamento de Educação Municipal, Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar, Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro da Fonseca, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara e  Escola Estadual de Educação Básica Menino Deus e agência do Sicredi de Quinze de Novembro.

Conforme Tonello, a parceria com o município para implantação do Programa iniciou em 2001 e, desde lá, o vem se construindo uma maneira diferente de aprender e ensinar. “É uma oportunidade de resgatar valores como respeito, diálogo, solidariedade, justiça e empreendedorismo, e assim, transformar a realidade das nossas crianças e adolescentes através da educação cooperativa”, disse.

Para Strehl, é um orgulho ser pioneiro em nossa região na implantação do Programa A União Faz a Vida. “Neste longo período de aprendizagem percebe-se claramente que os alunos que participaram ou ainda participam do programa estão desenvolvendo o espírito empreendedor e atitudes de cooperação e cidadania”, ressaltou.  O gerente fez um agradecimento a Administração Municipal de Quinze de Novembro e aos professores, por apoiar, valorizar e acreditar no PUFV.

A coordenadora do Departamento de Educação, Michele Michels Prante Peukert, destaca que o Programa trabalha com uma metodologia transformadora, que leva o aluno a repensar a sua forma de descoberta, participando ativamente de todo o processo. “Esse envolvimento professor/aluno/comunidade escolar leva a um crescimento e aprendizado muito maior buscando esse envolvimento como um todo”.

De acordo com a professora Patricia Simone Muller de Oliveira, que atua no município desde 2011 e sempre participou dos encontros do Programa, as melhorias feitas nos formatos do Programa e a colaboração da assessoria pedagógica foram fundamentais para a evolução da educação. “Podemos transformar o mundo? Não sei. O que sei é que podemos transformar as nossas realidades de sala de aula, transformando sonhos em realidade, sair do papel e trabalhar com práticas reflexivas, mostrando para os alunos que todos somos parte importante do processo, que todos temos a responsabilidade de buscar, criar, resolver, dialogar, enfim, participar ativamente de cada passo” salientou. Patrícia diz que o Programa União faz a Vida é uma via de mão dupla, que ao mesmo tempo em que se transmite os saberes para os alunos, eles trazem muitos conhecimentos e aprendizados. “Quero parabenizar ao Sicredi por acreditar e cooperar com tantas escolas, com tantas vidas, fazendo esse movimento encantador, rico em histórias reais com muito aprendizado”, destacou.

Para Denise Tramontini Muller, que é professora concursada no município, o Programa tem um papel colaborativo no desenvolvimento dos profissionais de educação, através de cursos e oficinas de formação e assessoria individual para desenvolvimento de projetos, além de dar o apoio financeiro em diversas atividades desenvolvidas.

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e, com base nos princípios de cooperação e cidadania, contribui para a educação integral de crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais cooperativos. Os projetos, desenvolvidos nas escolas, surgem do centro de interesse dos alunos, com o apoio de educadores, pais e da comunidade, sempre levando em consideração o plano de estudos de cada turma.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta