Sicredi Ibiraiaras RS/MG é patrocinadora da Feira Regional do Livro & Cultura na Praça em Lagoa Vermelha
Cooperativa promove espetáculo gratuito à comunidade e lidera apresentação de trabalhos sobre cooperativismo das escolas municipais
Com o objetivo de estar próxima da comunidade e apoiar as iniciativas regionais, a Sicredi Ibiraiaras RS/MG é patrocinadora da Feira Regional do Livro & Cultura na Praça, de Lagoa Vermelha (RS), que será realizada de 15 a 18 de outubro, na Praça Frei Mateus Dolzan. Neste ano, a feira é regional e conta com a parceria dos municípios de Caseiros, Muliterno e Capão Bonito do Sul. A expectativa é que mais de 3 mil pessoas circulem diariamente pelo espaço Sicredi na feira.
Nesta edição, além do tradicional espaço Sicredi para receber os associados e a comunidade, a cooperativa promove o espetáculo #Juntos, da Liga Produtora Cultural, realizado em parceria com o Sicredi de forma gratuita à comunidade, no dia 16 de outubro, às 10h15, na Praça Frei Mateus Dolzan. A peça retrata situações do cotidiano que destacam a importância da cooperação e da cidadania, valores essenciais para a formação humana. Com atenção especial à diversidade e à inclusão, o espetáculo convida o público a refletir sobre relações sociais mais justas e solidárias, reforçando o papel transformador da arte. O espetáculo é viabilizado com apoio da Fundação Sicredi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Outra ação da cooperativa será a Mostra de Trabalhos de três escolas municipais de Lagoa Vermelha que participam do Programa A União Faz a Vida. A atividade acontece de 15 a 18 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde, com a apresentação de trabalhos voltados ao cooperativismo e ao empreendedorismo. Os trabalhos apresentados serão das escolas municipais Diógenes Euclides da Cunha, João Protásio da Luz e Pequeno Príncipe.
O espaço Sicredi terá a participação do Projeto Socioeducativo Mãos que Transformam, desenvolvido há 12 anos nos abrigos de crianças e adolescentes do Lar da Menina e Sammlave de Lagoa Vermelha e que já impactou mais de 340 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A comunidade poderá adquirir os materiais em artesanato produzidos pelos alunos.
De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Maria Salete Marofiski, a participação da cooperativa demonstra o engajamento dos seus diferentes públicos com o cooperativismo. “Essas ações reforçam ainda mais o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento e o impacto que geramos junto às comunidades, através de uma educação cada vez mais colaborativa. Na Mostra de Projetos das escolas, o público vai conhecer e apreciar os projetos com temáticas inovadoras e relevantes. Esses dias de feira mostram o quanto o Sicredi acredita na parceria que possui com a Secretaria de Educação para, cada vez mais, tornar cidadãos mais cooperativos”, declara.
Parceria com as prefeituras da feira
O secretário de Educação de Lagoa Vermelha, Carlos Henrique Bombassaro, ressalta a importância da participação da cooperativa na feira por trazer valores importantes do cooperativismo, como solidariedade, respeito e trabalho em equipe. “A cooperativa incentiva valores importantes para a nossa comunidade, como é o caso do Programa A União Faz a Vida, que estará presente na feira por meio de projetos pedagógicos que envolvem nossos alunos, educadores e a comunidade. É a força da cooperativa que transforma a educação e constrói um futuro melhor. A gente vê isso nas nossas escolas e no dia a dia”, pontua.
O gerente das agências Sicredi de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, Enio Odacir Leal, destaca a parceria da cooperativa com as prefeituras participantes desta feira que será regional. “Além de sermos a instituição financeira oficial da feira, com apoio há alguns anos e aproximação forte com a comunidade, a parceria com as Prefeituras torna ainda mais relevante esse papel que desempenhamos na comunidade com os projetos na área da educação. Apresentar o que as escolas municipais estão realizando nos dá muito orgulho de ver esse resultado. Então, apoiar esse evento, que é um dos maiores e mais importantes da nossa cidade, é motivo de orgulho e satisfação para nossa cooperativa”, declara.
Os projetos que serão apresentados na Mostra de Trabalho
- EMCMEB Diógenes Euclides da Cunha - “Empório da Arte e Sabor”
- EMEB João Protásio da Luz - “Empreender com consciência”
- EMEI Pequeno Príncipe - “Revitalização da área verde da escola e empreendedorismo sustentável”