Governança

Conheça o time que trabalha para crescermos juntos

Geraldo Ott Filho

Presidente da Cooperativa Fronteira Sul RS

Palavra do Presidente

Como todos bem sabem, 2020 foi um ano diferente para todos nós. Tivemos que nos adaptar a novos comportamentos, que sequer imaginávamos conseguir em tão pouco tempo, como, por exemplo, aderir ao uso de inúmeras plataformas digitais e a utilização de aplicativos que nos deram condições de continuar o nosso trabalho. Enfrentamos o medo diário do desconhecido, sem fechar um único dia as portas de nossas agências, para não prejudicar o associado, que assim como nós, estava passando pelo mesmo processo de insegurança e adaptação. E nós conseguimos, ainda que continuemos passando por isso agora, mas, com certeza, mais fortes e confiantes.

No decorrer do exercício social de 2020, a cooperativa atuou em inúmeras iniciativas para contribuir com o desenvolvimento das comunidades, como a distribuição do valor do Fundo Social Juntos pelo Bem a todos hospitais dos municípios de atuação da cooperativa; ações de incentivo ao consumo local, através da adesão à campanha sistêmica "Eu coopero com a economia local"; Campanha do Agasalho; realização de ações sociais em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo; e adesão e implantação do programa sistêmico de educação financeira, "Cooperação na ponta do lápis". Também foi o ano de criação e estruturação da área "Sicredi com Você", com atendimento aos associados de todas as agências, totalmente digital, através do WhatsApp.

Ao longo de todo o ano, enfrentando a pandemia do novo Coronavírus (COVID 19), tomamos todos os cuidados para evitar a propagação da doença, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes no combate ao vírus; e mantivemos viva a nossa missão: valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.

Nossas linhas de crédito seguiram ativas, e disponibilizamos também as linhas dos programas emergenciais do Poder Público. Como é intrínseco do nosso modelo de negócio, acompanhamos de perto a realidade dos associados e das regiões onde estamos presentes, o que possibilita ampliar a oferta de opções adequadas às necessidades de cada um no enfrentamento da crise e na manutenção dos negócios. Em um ano marcado pelo distanciamento humano, nossos meios eletrônicos de atendimento (caixas automáticos, internet banking, aplicativos) viabilizaram muitas de nossas demandas. São canais completos que permitem a realização da maior parte das operações sem a necessidade de ida às agências.

Tudo isso só foi possível, neste 2020 diferente e de incertezas, porque tivemos o apoio de nossos colaboradores, que estiveram juntos, todos os dias, se reinventando para tornar o trabalho concreto, e, é claro, a confiança dos associados, que, numa troca recíproca, colaborou para gerar o resultado satisfatório que hoje apresentamos neste relatório. Só nos resta dizer, em nome do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria, muito obrigado! Continuemos juntos!

Conheça nossa diretoria e conselheiros