Estamos cada vez mais conectados e conseguimos realizar diversas tarefas em poucos cliques ou uma ligação, sem precisar sair de casa para ir ao banco fazer uma transferência ou uma compra, por exemplo.

No entanto, assim como a tecnologia evoluiu para facilitar o nosso dia a dia, fraudadores utilizam do mesmo recurso para furtar dados e aplicar golpes causando prejuízos e muita dor de cabeça.

Hoje separamos algumas dicas para ajudar você a adotar medidas de segurança e manter as suas informações pessoais e seus recursos protegidos. Confira:

Diálogos estranhos no WhatsApp

Um conhecido falou com você no WhatsApp solicitando dinheiro ou uma empresa chamou solicitando pagamentos?  A dica é: desconfie bastante das solicitações emergenciais no WhatsApp.

Com certeza você conhece alguém que já passou por isso. Essa tem sido uma das abordagens mais comuns para extorquir dinheiro através das redes sociais. Mesmo que a foto do contato seja de um conhecido e o diálogo pareça real, desconfie e busque confirmar de outras formas. E se for uma empresa solicitando pagamentos, entre em contato com os números oficiais e valide a informação.

Ligações de números desconhecidos

Um número desconhecido ligou para você informando sobre uma possível fraude? Fique alerta. Mesmo que a ligação venha de um número 0800, desconfie.  Apesar da preocupação tomar conta, é preciso manter a calma e procurar formas de validar a informação, entrando em contato com um canal oficial da sua instituição financeira.

Crie senhas fortes e difíceis de serem decodificadas

Mas afinal, o que é uma “senha forte”?  Com certeza sua data de nascimento e números de documentos são senhas fáceis de serem descobertas. Por este motivo, especialistas em cibernética indicam usar senhas fortes, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos como #, @ e %, que são mais difíceis de serem descobertas.

Troque periodicamente as suas senhas

Muita criatividade e memória nessa hora! Já deu para perceber, que trocar de senha dá certo trabalho e muitas vezes isso gera um certo receio, pois memorizar diversos acessos não é tarefa fácil. Mas, considerando a segurança dos seus dados, vale a pena. Então, revise periodicamente suas senhas e não use a mesma senha nos seus aplicativos, e-mail e Internet Banking.

Cuidado com o Phishing

Pi... o quê? Segue lendo que esta dica é valiosa. Recebeu uma mensagem, no e-mail, SMS ou mensagem no WhatsApp com aquela oferta muito atrativa ou que tem um link bem diferente? Ligue o sinal de alerta, pois provavelmente é uma tentativa de golpe. O Phishing é um dos golpes mais comuns para capturar dados confidenciais, como senhas bancárias e números de cartão de crédito, por exemplo.

Para compras on-line com segurança, associados do Sicredi podem utilizar o cartão virtual

Se você tem o hábito de comprar em sites, aplicativos ou serviços online, a dica de ouro é: nunca deixe os dados do seu cartão de crédito salvos na plataforma.

Para facilitar a vida dos associados a Sicredi tem disponível, no aplicativo, o cartão virtual, onde é possível gerar virtualmente, um cartão com numeração, validade e código de segurança diferentes do cartão físico, e um código de segurança (CVV) temporário. Isso garante mais segurança nas transações. Em alguns casos, o cartão virtual é válido exclusivamente para uma única compra e, depois disso, é totalmente invalidado.

Por fim, também é importante lembrar que nenhuma instituição financeira, incluindo o Sicredi, solicita informações como senhas e números de cartão por telefone.

E, sempre que surgir uma dúvida sobre qualquer tipo de comunicação recebida por e-mail, SMS ou telefone, entre em contato com o gerente de conta ou com o WhatsApp Oficial da Sicredi (51) 3358 4770.

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