Levar educação financeira para o público de todas as idades é o principal objetivo do Programa “Cooperação na Ponta do Lápis” realizado pelo Sicredi em todo o país. O programa é uma das bases da cooperativa para gerar cada vez mais um impacto positivo na sociedade e atende a comunidade e associados durante todo o ano.

 

Neste ano, de 8 a 14 de novembro, a Sicredi Essência intensificou suas ações durante a 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).

 

Durante a semana, os colaboradores da Sicredi Essência, que está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, estiveram realizando oficinas com estudantes de várias idades, levando um bate papo bem descontraído, construtivo e lúdico sobre tema.

 

As atividades aconteceram em 12 escolas e participaram das ações mais de 500 estudantes da região de atuação da Cooperativa, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Espírito Santo. As escolas que participaram das ações foram: Escola Marília Sanchotene e EMEI General Osório (Uruguaiana), EMEF Alberto Pasqualine (Manoel Viana), Colégio Raymundo Carvalho, Jovens Aprendizes do CIEE, Ordem Demoley e Interact Club (Alegrete),  IEE Profº Liberato e Senac (Santana do Livramento), EMEB Euclides  Aranha (Maçambará), EEEF Marçal Pacheco (Rosário do Sul), Colégio Estadual Antonio Lemos de Araújo (Cacequi), Escola Mondrian Fundamental (São Gabriel),  Senac e Escola Geraldo Vargas Nogueira (Colatina-ES).

 

A Assessora de Programas Sociais, Patricia Maia acredita que estas iniciativas são fundamentais para promover uma vida financeira sustentável. “O uso consciente do dinheiro é muito importante para a conquista de objetivos. Por isso incentivamos estes encontros com estudantes de várias idades, falando a linguagem que impacta no dia a dia de cada um”, destacou a assessora.

 

Saiba mais sobre o Programa Cooperação na Ponta do Lápis

 

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis materializa o objetivo do Sicredi de apoiar a construção de uma sociedade mais próspera financeira e socialmente.

 

Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios onde o Sicredi atua. 

 

Em 2021, foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia.

 

Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar. 

 

Quer uma vida financeira mais saudável e levar educação financeira para sua escola, empresa ou entidade? Entre em contato com as agências mais próximas ou pelo WhatsApp Oficial do Sicredi clicando aqui.

 

 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Essência

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!