No Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) é um dos pilares da relação entre a cooperativa e a sociedade onde está inserida. Entre os dias 12 e 18 de fevereiro, foram realizadas as primeiras formações com os professores das escolas que participam da iniciativa. Os temas, abordados pelas assessoras pedagógicas Márcia Marchesan e Rosana Machado, englobaram a base nacional comum curricular, as metodologias ativas e o Programa A União Faz a Vida como uma ferramenta de ensino.

Em 2020, o Programa A União Faz a Vida completa 25 anos trabalhando uma metodologia de ensino que busca despertar a autonomia de crianças e adolescentes. É a partir da curiosidade dos alunos que são construídos os planos de aula. Dessa forma, estudantes passam a ser protagonistas do processo de aprendizagem e, por meio de práticas de educação cooperativa, difusoras dos valores cooperativistas na sociedade atual e para as gerações futuras.

“Através desta iniciativa buscamos reforçar aquilo que temos como princípio de atuação, que é o ‘fazer juntos’, e assim formar crianças e adolescentes capazes de compreender a importância do seu papel no desenvolvimento da comunidade em que vive. O objetivo é incentivar o diálogo, o comportamento solidário e a consciência coletiva democrática, começando pela escola, um ambiente de vivências, aprendizado e, principalmente, de transformação” – destaca a gerente de Comunicação e Marketing, Vanessa Goi Wender Heusner.

No último ano, o Programa a União Faz a Vida foi desenvolvido em 26 escolas dos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Chiapetta, Coronel Barros, Jóia e Coronel Bicaco, beneficiando mais de 2.700 alunos e 337 professores. No total, foram mais de R$ 300 mil investidos em assessorias pedagógicas, formação de professores e incentivo ao desenvolvimento de projetos.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Culturas RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!