Sicredi das Culturas RS/MG


16 de Outubro de 2020

Sicredi faz homenagem a professores através do Programa A União Faz a Vida

Notícias | Programa A União Faz a Vida

A palestra “O impacto da música na vida das pessoas”, ministrada pelo músico e compositor da banda “Nenhum de Nós”, Thedy Corrêa, marcou a homenagem da Sicredi das Culturas RS/MG aos professores nesta quinta-feira, dia 15. No Dia do Professor, a apresentação foi transmitida através de live, no canal do YouTube da instituição financeira cooperativa. A ação foi realizada pelo Sicredi, através do programa de educação cooperativa A União Faz a Vida (PUFV), que em nível nacional está completando 25 anos em 2020, como forma de valorizar os profissionais que vêm transformando o ensino durante a pandemia.

Com mais de 30 anos de carreira, Thedy Corrêa também é escritor e produtor musical e um dos fundadores da banda de rock gaúcha “Nenhum de Nós”. Durante sua apresentação, contou as histórias que inspiraram a composição das músicas da banda, bem como, a importância das canções em determinados momentos de vida das pessoas, destacando, inclusive, a música aliada ao desenvolvimento de crianças. Além disso, falou sobre a valorização do professor, propósito do trabalho e valorização do público, aspectos que também estão relacionados ao fazer cotidiano da educação.

Conforme destaca a gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG, Vanessa Goi Wender Heusner, “o relacionamento entre o Sicredi e os profissionais da educação se fortaleceu neste momento de distanciamento social, em que todos tiveram que se adaptar para realizar as suas atividades os professores realizando aulas a distância e o Programa A União Faz a Vida, encontrando formas de contribuir respeitando a individualidade de cada município. Esse período de pandemia só reforçou a importância da escola e do professor na comunidade e através desta ação buscamos reforças nossa gratidão pela dedicação de cada professor e professora em transformar a vida das crianças e adolescentes”.

O PUFV trabalha uma metodologia de ensino em que os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem e contam com apoio de educadores, pais e comunidade. Essa metodologia visa a construção de valores como solidariedade, justiça, diálogo, respeito à diversidade e empreendedorismo. Dessa forma, a iniciativa se caracteriza como um dos principais programas sociais de geração de valor para as comunidades em que a Sicredi das Culturas RS/MG está presente. Em 2020, o programa completou 23 anos sendo realizado na cooperativa, com início em 1997 em Coronel Barros e posteriormente ampliado. Atualmente o programa é realizado em 26 escolas da rede municipal de ensino de Ajuricaba, Augusto Pestana, Chiapetta, Coronel Barros, Coronel Bicaco e Jóia, envolvendo 3.070 alunos e 363 professores.

Atuação nas comunidades

Em Ajuricaba, o Programa A União Faz a Vida é desenvolvido nas escolas municipais de Ensino Fundamental Emílio de Menezes e Professora Nelci Tobias Oedman e nas escolas municipais de Educação Infantil Raio de Sol, João Carlini e Pedacinho de Gente, envolvendo 559 alunos e 93 professores. Na comunidade, a iniciativa é desenvolvida desde 2003 e, conforme a secretária e Educação, Damaris Rubert de Souza, neste momento de pandemia, as atividades realizadas através de plataformas digitais foram de grande importância, funcionando como espaço de compartilhamento de ideias, de informações sobre as atividades, cenários, e até mesmo medos e angústias ocasionados pelo momento.

A diretora da Emei João Carlini, Claudia Magali Radin de Lima Chassott, destaca que nestes anos de atuação, o PUFV apresenta “uma caminhada de fortalecimento da educação local, de fortalecimento do profissional da educação e de investimento na estrutura das escolas”. A profissional destaca ainda a proximidade da relação entre família e escola: “é gratificante ver o quanto isso fortalece e perdura em todos os níveis de educação que o município atua. Acredito que muito disso se deve a metodologia utilizada em nossas escolas, que é a metodologia de projetos. As assessorias do PUFV trabalham fortemente na orientação, na elaboração de projetos, na elaboração de ações concretas e que consideram as vivências as especificidades e individualidades dos alunos”.

Para a coordenadora local do PUFV em Ajuricaba, Diole Bibiana Prates de Almeida, neste momento de pandemia, mais do que nunca a metodologia de projetos se efetivou, “de fato, hoje nós temos a curiosidade dos alunos, o que eles podem e conseguem fazer e o que eles conseguem fazer junto da família. Conseguimos ver as famílias atuando junto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos”, reforça.

Para a coordenadora pedagógica e coordenadora local do PUFV em Augusto Pestana, Camila Mariane Müller Vieira, “falar do Programa A União Faz a Vida em tempos de pandemia é falar de um programa que está aberto à escuta. Um programa que escuta a realidade de cada município, que tem essa flexibilidade essa sensibilidade de entrar em contato e pedir: qual é a realidade? O que vocês estão precisando? E isso é essencial quando falamos em formação continuada de professores. Então, falar do PUFV é falar de um programa preocupado com a escuta, preocupado em construir junto, alinhar junto, mesmo de forma on-line, sempre se colocando à disposição para pensar de forma coletiva este momento atípico, mas sempre preocupado com a qualidade da educação”. No município, a iniciativa é desenvolvida nas escolas municipais de Ensino Fundamental Rocha Pombo e Dr. Pestana e nas escolas municipais de Educação Infantil Estrelinha Dourada e Turma da Esperança, envolvendo 502 alunos e 48 professores. Nesta comunidade, o programa é desenvolvido desde 2016.

Em Coronel Barros, o PUFV é realizado nas escolas municipais de Ensino Fundamental Miguel Burnier e de Educação Infantil Primeiros passos, com a participação de 382 alunos e 63 professores. O secretário da Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do município, Odilar de Vargas, destaca que “o Programa A União Faz a Vida tem contribuído com a formação de professores, com a presença muito próxima aos nossos alunos da rede municipal de ensino, capacitando e oferecendo instrumentos para que o fluxo e a qualidade da educação sejam e estejam presentes em Coronel Barros. Portanto, queremos agradecer por essa parceria, pois ela faz a diferença em nosso município”.

Os reflexos do PUFV na qualidade do ensino também são destacados pela secretária de Educação e Cultura de Jóia, Fabiana Taiz da Silva Secretti: “Temos muito a agradecer ao Sicredi e aos gestores do PUFV pela organização, empenho, carinho e dedicação que têm pela educação em nosso município. Se tivéssemos que definir o programa com uma palavra, com certeza escolheríamos a palavra ‘qualidade’, o programa tem contribuído muito com a organização das nossas metodologias de ensino”. Em Jóia, são 366 alunos e 35 professores que participam do programa nas escolas municipais de Ensino Fundamental Angel Custódio Hernandez e João Antônio da Conceição e na escola municipal de Educação Infantil Lar da Ternura.

Em Chiapetta e Coronel Bicaco, o Programa a União Faz a Vida teve início em 2002 e 2016, respectivamente. “Chiapetta tem 18 anos de programa e durante todos estes anos de caminhada ele tem sido muito importante para a rede municipal de ensino. Um parceiro que acredita junto com agente que a transformação social é possível e ela acontece através da educação. Este novo cenário em que vive a educação, devido à pandemia, trouxe grandes mudanças e muitos desafios, tanto para nós gestores como para os nossos professores e também para as famílias. Tivemos que nos reinventar e traçar um novo fazer pedagógico. E e o programa a união faz a vida nos trouxe alento e veio ao encontro das necessidades vividas no momento. Além disso, tem valorizado muito o trabalho de nossos professores, que são os grandes agentes desta transformação tão sonhada, oferecendo formações continuadas com muita qualidade, contribuindo de maneira significativa nesse novo caminho que estamos trilhando”, ressalta a secretária de Educação e Cultura, Francieli Fátima Rochinheski Pires. No município, o PUFV é desenvolvido nas escolas municipais de Ensino Fundamental, Haydêe Chiapetta, São José e Professora Lorette Fanck, e nas escolas municipais de Educação Infantil Bem-Me-Quer e Pequeno Príncipe, envolvendo mais de 400 alunos e 43 professores.

Em Coronel Bicaco, o PUFV é desenvolvido nas escolas municipais de Ensino Fundamental Pedro Ferreira Bueno, João Rodrigues de Almeida, Esquina Aparecida, Rosalina Diniz De Souza, Francisco Manoel Diniz, Rui Barbosa e na escola municipal de Educação Infantil Meu Cantinho. “As lives e formações das quais estamos fazendo parte estão sendo muito importantes em função desse momento atípico de pandemia que estamos vivendo. Não estávamos preparados para trabalhar e enfrentar as dificuldades que hoje estamos enfrentando e é através da assessoria do Sicredi, essa troca de ideias e experiências, que estamos ampliando horizontes e as possibilidades pedagógicas de como trabalhar com os alunos das diversas faixas etárias”, ressalta a diretora da EMEF Pedro Ferreira Bueno, Eliane Teresinha Diniz Bandeira.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta