O último sábado, dia 12, marcou mais um momento histórico para a Sicredi das Culturas RS/MG. Nesta data, foi realizada a entrega do Auditório Eurico Prauchner para a comunidade de Santo Augusto e região, em momento que contou com homenagens a familiares e posteriormente, com a transmissão de Live Farroupilha realizada no espaço.

Com capacidade de 248 lugares, o auditório fica localizado junto à agência do Sicredi no município - que foi recentemente inaugurada - e em breve, quando o cenário pós-pandemia permitir, poderá ser utilizado pela comunidade através de entidades associadas, para realização de eventos e reuniões. Este espaço leva o nome de Eurico Prauchner, um dos precursores do cooperativismo de crédito em Santo Augusto. Prauchner esteve à frente da fundação do Sicredi na comunidade, atuando no planejamento e início das atividades da então Cooperativa de Crédito de Santo Augusto (Credicoopersa), hoje Sicredi das Culturas RS/MG.

“Num ano atípico, onde nossos planos foram interrompidos e tivemos que replanejar muita coisa em todas as esferas da nossa vida, prestar esta homenagem para alguém que tanto fez pelo cooperativismo de crédito, reascende a chama da esperança e da determinação em fazermos cada dia melhor o nosso trabalho”, destaca o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione.

O diretor Executivo da cooperativa, Roque Enderle, também ressalta a importância da atuação de Eurico, “nosso desejo era prestar esta homenagem ainda em vida, mas as circunstâncias não nos permitiram. Eurico Prauchner que nasceu em 1º de janeiro de 1932, faleceu em maio de 2020. Ele não está mais ‘fisicamente’ entre nós, mas nos deixou um imenso legado de conhecimentos e experiências sobre o cooperativismo”.

No sábado, a programação voltada ao tradicionalismo iniciou pela manhã, com o acendimento da chamada chama crioula em candeeiro localizado junto à agência do Sicredi em Santo Augusto, e encerrou à noite, com a Live Farroupilha. Com transmissão pelo Youtube da cooperativa, a Live contou com a participação especial do cantor e apresentador Neto Fagundes, um dos mais conhecidos intérpretes da música regional gaúcha. Além disso, a programação teve a participação dos CTGs Pompílio Silva e Carreteiros dos Pampas, através das apresentações de João Perusatto e de Mariana Marques junto de seu pai, Preto Paiva. “Ao longo do dia tivemos muito tradicionalismo, homenagens, música e cooperativismo, em uma programação emocionante e de muito simbolismo em homenagem à cultura gaúcha e principalmente ao trabalho realizado por Eurico Prauchner nesta comunidade”, complementa o gerente da agência Sicredi Santo Augusto, José Paulo Salet.

Eurico Prauchner e a criação da Credicoopersa

Eurico Prauchner dedicou muitos anos de sua vida como professor e em 1987, trabalhando na Cotrijuí, liderou o grupo visionário que tinha a convicção de que a agricultura praticada na região possuía potencial para melhorar e gerar crédito suficiente para seu próprio incremento. Determinados a encontrar uma solução para o problema, esse grupo de agricultores teve a iniciativa de se reunir com o propósito de debater a viabilidade (e a necessidade) de criar uma cooperativa de crédito que atendesse ao quadro específico que os produtores da região enfrentavam. Prauchner manteve-se focado na empreitada de aprender com quem já tinha o cooperativismo de crédito implementado em suas regiões e foi em busca de boas práticas em diferentes locais do Rio Grande do Sul. Após muito aprendizado e vários debates, em 28 de abril de 1989, iniciaram as atividades da Credicoopersa, em Santo Augusto.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Culturas RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!