Sicredi das Culturas RS/MG


24 de Julho de 2020

Homenagem: Colonos e motoristas associados do Sicredi contam suas histórias

Notícias | Agro

Este sábado, 25, é marcado pelo Dia do Colono e do Motorista, data comemorativa amplamente celebrada na região. Em homenagem aos trabalhadores destas duas profissões, a Sicredi das Culturas RS/MG reuniu depoimentos de associados da instituição como forma de celebrar a data junto da comunidade. “Na data de 25 de julho reforçamos a homenagem a estes trabalhadores, que atuam em segmentos de grande relevância atual e histórica no desenvolvimento das nossas comunidades e de todo o país”, reforça o presidente da cooperativa, Antenor José Vione.

O associado do Sicredi em Ijuí, Elvio Soschinske, relata que o amor e interesse pela agricultura vem de berço. “Desde os 16 anos trabalho com a agricultura fazendo o que gosto. É uma data importante que valoriza uma classe que produz o alimento e outra que transporta. As duas que dependem uma da outra para que o alimento chegue na cidade”, ressalta o produtor rural que trabalha com produção leiteira. “A primeira conta que abri em uma instituição financeira foi no Sicredi, que até hoje tem sido muito importante, auxiliando nos investimentos realizados na minha propriedade”.

O caminhoneiro José Osmar Domingues Martins é associado do Sicredi em Panambi e a partir da sua profissão realizou o sonho de conhecer as diversas regiões do Brasil. “Apesar das dificuldades do trabalhador desta área, é uma data muito importante e um momento de valorizar a profissão de quem carrega o Brasil nas costas”, reforça o motorista, que mantém suas principais operações financeiras na cooperativa.

Para o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor Vione, “nossa cooperativa completou 95 anos de história em 2020 e em sua trajetória sempre colaborou e cooperou com os colonos e motoristas para garantir o acesso ao crédito proporcionando melhorias na produção e transporte de alimentos, além de oferecer segurança e tranquilidade com diferentes opções de investimentos oportunizando rendimentos diferenciados para suas economias. Fica o registro pela passagem desta data, incluindo nosso agradecimento pelos feitos dos colonos e motoristas para o desenvolvimento local e regional. Parabéns a todos vocês que, juntos, fazem a diferença para a sociedade. Vamos em frente cooperando e fomentando a economia local e regional”. 

Outros depoimentos: O associado do Sicredi Harold Wilmuth Horz é de Panambi e nasceu na sua propriedade, localizada na Linha Caxambú. Sempre foi agricultor e gosta muito de trabalhar na terra. “Sinto muito orgulho de ser agricultor. É um trabalho que levo muito a sério e a produção de alimentos é muito importante. Produzir alimentos é algo que envolve saúde e estas duas coisas precisam andar juntas”, reforça. Harold é agricultor familiar e em sua propriedade possui tambo de leite, além de produzir grãos como soja e milho. Como associado do Sicredi, já realizou muitos financiamentos, investimentos e considera que conseguiu se desenvolver com o auxílio do cooperativismo de crédito. “Sou muito grato pela data. É um trabalho que muitas vezes não é valorizado e o momento de reforçar e refletir sobre de onde vem os alimentos e o sustento. A alimentação é uma riqueza e no Dia do Colono o olhar é voltado para aqueles que produzem o que está na mesa”, destaca o produtor rural. Este sentimento também é compartilhado por Martin Germano Wegener, associado do Sicredi em Panambi e agricultor que também buscou na cooperativa o apoio para investir na sua propriedade. “Trata-se de uma data especial que sempre deve ser lembrada”, afirma o associado que começou a trabalhar na agricultura em 1984, após ter outras profissões, e hoje possui lavoura de grãos.

Para o associado Marciano Alberto Calzza, que também trabalha como caminhoneiro e reside em Panambi, a profissão é essencial para suprir as necessidades do país. “É um profissional que trabalha arduamente todos os dias para suprir as necessidades do próximo”, ressalta.

O caminhoneiro Adi Elizeu de Almeida é associado do Sicredi em Santo Augusto e atua como motorista desde a década de 1990. Conta que tudo o que possui foi conquistado através do trabalho com seu caminhão e destaca “a profissão escolhe a gente”. Autônomo desde 2008. Adi trabalha há 31 anos rodando pelo Brasil. “Apesar das dificuldades da profissão, amo ser motorista. Esta data é muito significativa e importante para lembrar dessa profissão, que agrega todos os tipos de pessoas, com diferentes idades e gêneros, por exemplo”, destaca o associado, que considera o Sicredi como sua principal instituição financeira.

O associado do Sicredi em Ajuricaba, Heitor Rodrigues Mafalda, ressalta a importância da data para estas atividades serem lembradas. Ele é agricultor desde criança e entre as atividades realizadas, além de plantar e colher, também atua no transporte de sua produção. Atualmente reside na cidade de Ajuricaba, mas segue trabalhando na lavoura em atividade que envolve toda a família. Ao longo dos anos, acompanhou a evolução da atividade agrícola, sua mecanização com tratores, máquinas e caminhões e em sua propriedade produz trigo, milho, soja, aveia e canola. Heitor é associado do Sicredi desde 1994 e destaca e relevância de ter acesso aos recursos disponíveis quando necessário.

Para o associado da Sicredi das Culturas RS/MG de Santo Augusto, agricultor Jorge Kristoschek, “É uma data muito especial que merece ser comemorada. São classes muito importantes que se complementam: uma produz e outra transporta”, afirma.

Ver todas notícias
Baixe o App e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta