Produtores rurais que tiverem suas lavouras atingidas por eventos climáticos, tais como chuva excessiva, granizo, seca, ventos fortes ou outro acontecimento do gênero, deverão procurar o Sicredi  tanto para encaminhar o PROAGRO nas operações de custeio, como também providenciar a documentação necessária nas operações de investimento. Neste aspecto, a Cooperativa Sicredi Centro Serra RS faz um alerta aos associados tomadores de Crédito Rural para que não deixem de cumprir algumas importantes exigências para fazer obter seu enquadramento.

Conforme explica o assessor de negócios da cooperativa, Humberto Grehs, caso ocorra alguma perda relevante na lavoura, o produtor rural deve providenciar imediatamente um laudo técnico junto a escritórios de assistência técnica, garantindo que as informações do evento sejam formalizadas tempestivamente. Neste, deverá ser informado o fato gerador da perda, sua intensidade e o percentual de redução de renda provocada por frustração de safra. Ainda, se o associado possuir seguro da Afubra, deve entrega-lo junto com o laudo à sua agência do Sicredi.

“Isso auxiliará num possível pedido de prorrogação em 2019, auxiliará o Sicredi na realização da análise necessária, bem como cumprir as exigências formais para este tipo de pedido”, observa. 

Grehs também ressalta que os pedidos serão analisados caso a caso, pois, apesar da possibilidade, a cooperativa somente poderá conceder prorrogação se houver resolução do governo federal que der amparo para a realização das prorrogações. “Havendo dúvidas, sugerimos que procurem a sua agencia do Sicredi para maiores informações”, finaliza Grehs. (Foto: divulgação/Afubra)

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!