O município de Lagoão é conhecido pelo tradicionalismo e pela hospitalidade de seu povo. Como nos demais municípios do país, a maioria das comemorações com concentração de pessoas foi cancelada em consequência da pandemia que se instalou no mundo inteiro. No entanto, uma data muito especial não poderia ser deixada em branco: os 25 anos da agência da Sicredi, que se instalou no município no dia 18 de junho de 1995.

Com todos os protocolos de higiene e segurança sendo observados, uma singela cerimônia foi realizada na tarde de 18 de junho nas dependências da agência. Bem menos do que a data merecia, mas o máximo possível para o momento.

 

HISTÓRIA – Como a maioria das agências da Sicredi Centro Serra, o início foi modesto, em um pequeno espaço junto à cooperativa Coagrisol, na avenida Tomás Costa. A abertura da agência rompeu um ciclo de muitos anos, pois a partir de então a população lagonense não precisava mais se deslocar a municípios vizinhos, como Sobradinho e Soledade, para receber suas aposentadorias ou realizar outros serviços bancários, aumentando significativamente a demanda por demais produtos e serviços da cooperativa. Por isso foi necessária a mudança para um local maior, em imóvel de propriedade de Sebastião Geromil Nepomuceno. Ao mesmo passo que o município evoluía, crescia também o número de associados, o que levou a cooperativa a buscar um lugar ainda maior, até que em 2009 foi inaugurada a atual agência, na avenida Tomás Costa, ao lado da igreja católica e em frente ao CTG Porteira da Amizade.

Hoje, a agência de Lagoão conta com mais de 3.200 associados que são atendidos por 7 colaboradores efetivos, duas estagiárias e uma jovem aprendiz.

 

DEPOIMENTOS – No encerramento da cerimônia comemorativa aos 25 anos, um vídeo comemorativo com depoimentos de conselheiros, ex-gerentes, atual gerente e associados gravado dias antes foi editado e reproduzido de forma compacta aos convidados. Nele, os personagens retratam a importância da cooperativa em suas vidas. Casos como o do associado Jesus Fritsch, agropecuarista residente em Vila Nova que precisou levar seu filho a uma consulta em Porto Alegre e por lá a caminhoneta da família apresentou problemas mecânicos. “Já que ficamos empenhados, pois ia levar uma semana até vir as peças para a caminhoneta ser consertada, fomos a uma revenda, escolhemos um veículo que estava dentro de nosso orçamento e ligamos para o Sicredi. Em menos de duas horas o dinheiro estava na conta da revenda e voltamos pra casa com nosso novo carro”, relembra. Dona Maria Luiza de Moraes, residente na localidade de Caçador, também lembra do momento feliz que viveu no dia em que ela e o marido, Nelson, mudaram-se da casa antiga para a nova, financiada pelo Sicredi. “Estávamos eu e meu marido à tardinha já na casa nova, e nosso netinho, que mora conosco, ficou na casa antiga. Como era muito apegado, relutava em se mudar. Quando finalmente conseguimos convencê-lo, choramos de felicidade e agradecemos a Deus pela conquista e lembramos com carinho esta oportunidade viabilizada pelo Sicredi”, relata. A cooperativa também tem participação efetiva na história de Leci Müller e da filha, Bianca, proprietárias da Agroindústria Müller, especializada em pães e confeitos, instalara em Vila Nova. As receitas foram aprimoradas por dona Leci em pelo menos três cursos viabilizados pela Sicredi no Centro de Treinamento da Emater de Erechim. Com o aumento da demanda e, consequentemente da produção, o Sicredi também teve papel importante no financiamento para o aumento das dependências da agroindústria, além de financiamento de silo e de equipamentos para a agricultura, que sempre foi a base de subsistência da família. “Tudo fica mais fácil com o Sicredi”, pontua Bianca.

A versão integral deste e dos demais depoimentos pode ser acompanhada neste link.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!