Guaíba (RS) - Reconhecida por ser uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, o Sicredi também se destaca por ter diversos projetos de cunho social. Pensando em promover o desenvolvimento sustentável e soluções responsáveis, a cooperativa Sicredi Centro Leste RS retomou e expandiu nessa segunda-feira, 15, o Programa Recicle. O projeto, lançado oficialmente na agência de Guaíba, em parceria com a empresa Ecológica, deve ser ampliado para outras agências da cooperativa, nos 18 municípios da base de atuação no Rio Grande do Sul. 

Segundo o presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Leste RS, Paulo Alex Falcão, retomar a iniciativa demonstra a preocupação da instituição com a sustentabilidade a as boas práticas sociais. “Esse projeto oferece soluções inteligentes e responsáveis para o descarte de óleo. Vamos atuar junto com a comunidade para conseguir bons resultados”, celebrou Falcão, durante o lançamento da iniciativa. Também prestigiaram o evento, o gerente Sicredi de Guaíba, Alessandro Pinzon e a gerente de negócios Caroline Briddi; e representantes da Ecológica, o diretor Presidente, Paulo Fernando Poeta Carvalho, o CEO Alessandro Souza e a gerente Mariana Coelho. 

Assim, a população do município de Guaíba poderá destinar o óleo de fritura usado (OFU) para o espaço Sustentabilidade Mais Social, que ficará localizado na agência, parceiros e associados. Conforme o assistente de Programas Sociais, João Nogueira, o ingresso no projeto acontecerá por adesão. “Cada agência vai indicar parceiros associados que tenham interesse em colocar um ponto de coleta de óleo. Esse material será recolhido diretamente pela Ecológica nos empreendimentos e também em agências que demonstrarem interesse em ter este espaço”, explica.

A empresa parceira do projeto, a Ecológica, é referência em coleta e reciclagem de óleo. “Eles têm toda a expertise de filtrar este óleo através de um tratamento com equipamentos sofisticados, profissionais credenciados e aptos a lidar com esses produtos”, conta Nogueira. A empresa será responsável pelo processo de limpeza e purificação, bem como encaminhamento do produto para instituições que utilizam em seus processos, como companhias que produzem sabão, ração para cachorro, entre outros produtos. A cada um litro de óleo purificado, R$ 2,50 serão destinados a entidades beneficentes dos municípios da área de atuação da cooperativa. 

  

Recicle - O programa foi criado em 2014 pela Sicredi Centro Leste RS com o objetivo de estimular uma nova forma de pensar e agir sustentavelmente, além de despertar a consciência ambiental e a cooperação com o planeta e com o próximo. As ações eram feitas em parceria com a empresa que promovia a troca do OFU por óleo de soja refinado novo. O óleo novo retornava à comunidade local através de doações para entidades. 

Centro Leste: A Sicredi Centro Leste RS, com sede em Cachoeira do Sul, completa 42 anos de história em 2024. A cooperativa conta atualmente com mais de 50 mil associados, 258 colaboradores e possui 21 agências nos 18 municípios da sua base de atuação atual, composta por Cachoeira do Sul, Guaíba, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Encruzilhada do Sul, São Jerônimo, Charqueadas, Tapes, Sentinela do Sul, Pantano Grande, Butiá, Minas do Leão, Amaral Ferrador, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul. Somente em 2023, foram inauguradas seis novas agências.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Leste RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 Capturariuju.PNG
Programa Recicle