A Sicredi Celeiro MT/RR promoveu no início de novembro uma viagem técnica com coordenadores de núcleos para o Rio Grande do Sul, estado que iniciou o movimento cooperativista no Brasil. O grupo de 27 Coordenadores de Núcleo, acompanhados pelos dirigentes, diretores e assessores de Desenvolvimento do Cooperativismo, conheceu a Sicredi Pioneira RS, a primeira Instituição Financeira Cooperativa do País e que deu início ao Sistema Sicredi há 119 anos.

Em Nova Petrópolis (RS), a vice-presidente da Sicredi Pioneira, Heloisa Helena Lopes, apresentou ao grupo a história da Cooperativa de Crédito. Indicadores estratégicos, governança, inovações e programas sociais foram alguns dos temas discutidos.

Na sequência os Coordenadores visitaram a Linha Imperial, em Nova Petrópolis, comunidade onde o padre jesuíta Theodor Amstad criou a Sicredi Pioneira RS, em 1902, e deu início a todo esse movimento. O presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Mário José Konzen, guiou a visita e explicou ao grupo a história e a evolução do modelo cooperativista. Konzen destacou como as cooperativas estimulam a melhora da qualidade de vida nas comunidades onde estão presentes. “O cooperativismo é uma atividade transformadora e inclusiva”, afirmou.

A representatividade histórica de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, rendeu ao município o título de Capital Nacional do Cooperativismo. Ainda na serra gaúcha, o grupo visitou a sede administrativa da Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa (RS). O presidente da Cooperativa, Marcos Balbinot, apresentou a evolução histórica da cooperativa, o processo de governança, a importância dos Coordenadores de Núcleos, as iniciativas para formação de novas lideranças, os programas sociais desenvolvidos, os desafios e resultados alcançados desde 1985.

Na capital gaúcha, Porto Alegre, os Coordenadores também visitaram o Centro Administrativo Sicredi (CAS), estrutura nacional do Sicredi, que dá suporte para as 108 Cooperativas e as cinco Centrais do Sistema. A gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Nogueira do Amaral, apresentou as iniciativas sociais do sistema e como estas tem promovido o desenvolvimento sustentável das comunidades onde o modelo cooperativista está presente.

Por meio das visitas técnicas ao CAS e às duas cooperativas do Sicredi, os Coordenadores puderam estar ainda mais próximos do Sicredi, fortalecendo o conhecimento para serem cada vez mais atuantes e contribuírem com o desenvolvimento da Sicredi Celeiro MT/RR. “A viagem nos mostrou ainda mais a importância da participação do Coordenador de Núcleo na gestão da Cooperativa. Somente juntos conseguimos alcançar os objetivos em comum, que é construir uma cooperativa justa e que atenda aos anseios dos associados e das comunidades”, destacou o Coordenador de Núcleo, Márcio Guarnieri.

Para o presidente da Sicredi Celeiro MT/RR, Laércio Lenz, a participação dos Coordenadores de Núcleo em visitas técnicas é extremamente relevante para a cooperativa, sendo uma oportunidade única de conhecimento sobre nossa estrutura sistêmica, bem como o berço das cooperativas de crédito do Sicredi. “Conhecer na prática nossas raízes reforça todo nosso compromisso com as comunidades onde atuamos”, finaliza o presidente.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Celeiro MT/RR

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!