O Boas Práticas do Cooperativismo, é um quadro do programa de rádio Ponto de Encontro Castrolanda e Sicredi, apresenta casos e depoimentos de pessoas que foram impactadas pelas diversas ações cooperativistas na região e tenta tangibilizar como o interesse das cooperativas pelas comunidades, é um grande agente de transformação.

Os temas como a transformação da Educação através do União faz a Vida, Desenvolvimento da Economia Local, Sustentabilidade, Estudo Fipe sobre Cooperativismo, Atitude Consciente – programa de descarte e reciclagem do óleo de cozinha, entre outros.

O programa é transmitido de segunda a sexta, das 11h40 às 12h00 pela rádio Antena Sul FM. 

Outubro

Em mais um ano, o sistema Sicredi foi destaque nos rankings das principais premiações organizadas por veículos de comunicação nacionais. No Guia Exame Melhores & Maiores 2021, o Banco Cooperativo Sicredi se classificou no 15º lugar entre os maiores bancos que fazem parte do guia.

O Sicredi figurou também entre os maiores do país de acordo com o Valor 1000: a instituição ficou em 9º lugar na classificação dos 100 maiores bancos do anuário, mantendo a mesma posição em relação ao ranking do ano anterior.

Além disso, também no Valor 1000, ocupou a 4ª colocação entre os mais rentáveis sobre o patrimônio e o 7º lugar entre os maiores em operações de crédito e em depósitos totais.

Marcio Zwierewicz, diretor executivo da Sicredi Campos Gerais, comenta os bons resultados alcançados pelo sistema Sicredi

Sonora

Tudo isso demonstra o crescimento das cooperativas pelo Brasil, e aqui nos Campos Gerais não é diferente.

Recentemente a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, Confebras, anunciou que a Sicredi Campos Gerais está entre as dez maiores instituições do ramo no Brasil.

O Marcio, diretor executivo da Sicredi complementa:

Sonora

Quer fazer parte de uma das maiores instituições financeiras cooperativas do brasil? Conheça a sicredi campos gerais e entenda o que o cooperativismo pode fazer de diferente por você e pela comunidade.

O dia internacional das cooperativas de crédito é celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, portanto, hoje. A data destaca a contribuição e  as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade.

Como a primeira instituição  financeira cooperativa do Brasil, o Sicredi também aproveita a data para disseminar  conhecimento sobre o modelo de negócio cooperativo, abordando seu crescimento e atuação.

Vamos ouvir a Juliana Denck, gerente do Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Campos Gerais, que fala sobre as próximas atividades da cooperativa para disseminar boas práticas:

Sonora

Hoje, o sicredi está em 25 estados e o distrito federal com mais de cinco milhões de associados. Os registros mais recentes apontam que o cooperativismo de crédito conta com mais de 375 milhões de  associados e 86 mil cooperativas de créditos em 118 países.

No Brasil são 11,9 milhões de associados em 847 cooperativas, que somam cerca de 371,8 bilhões em ativos totais,  segundo o panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 2020. Esses dados  representam um crescimento no número de associados, com aumento total de 9,4% em relação  a 2019 e um salto de 42,1% se comparado há cinco anos, em 2016. 

Sonora

O Sicredi conta atualmente com mais de cinco milhões de associados em  108 cooperativas de crédito. A instituição está presente em mais de 1,5 mil municípios, com  mais de duas mil agências e 30 mil colaboradores.

Quer saber mais sobre o Sicredi e como impactar a comunidade onde você está? Procure a Sicredi Campos Gerais.

Ter autocontrole quando o assunto é o nosso dinheiro é um objetivo que todos nós temos. Afinal, ninguém quer gastar mais do que ganha e ficar endividado.

Mas muitas vezes precisamos mudar hábitos pra fazer com que esse ‘controle’, especialmente das finanças, fique mais fácil. Vamos ouvir a Vivian Rodrigues, do Papo com Valor, que fala sobre o assunto:

Sonora

Além de criar hábitos como desativar notificações de aplicativos de compras, é importante diminuir o tempo de navegação nas páginas que estimulem muito o consumo, por exemplo.

Diminuir o consumo pode ser difícil, então outra possibilidade é praticar o desapego. Com a popularização dos e-commerces, vender peças de roupa que você não usa mais é uma alternativa. Vamos ouvir a Vivian:

Sonora

E, quando o dinheiro extra entrar, avalie com carinho se não é a hora de começar uma poupança. Lembre que outubro é o ‘mês da poupança’, e o Sicredi vai sortear 500 mil no final do mês para os seus poupadores.

Procure uma agência do Sicredi perto de você e busque as melhores alternativas para o seu dinheiro, cooperando com a economia local.

Que o cooperativismo se pauta pelo desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua, você já sabe. Também já falamos aqui sobre o estudo encomendado pelo Sicredi em parceria com a FIPE, que demonstra que esse modelo de negócio incrementa o PIB e os números de empregos formais das cidades nas áreas de atuação.

Agora, no terceiro estudo da série “Benefícios do Cooperativismo”, a equipe de análises econômicas do Sicredi, traz outros dados interessantes. Neste estudo, a equipe de economistas do Sicredi desenvolveu o Índice de Presença Bancária (IPB), que reflete a probabilidade de não se ter uma agência em determinada cidade, e os Índices Municipais de Bancarização (IMB) relativo e absoluto.

A ideia é demonstrar, a partir do IPB, o nível de penetração das instituições em municípios de difícil atuação, além de mostrar os benefícios da presença de determinada instituição. 1876 municípios brasileiros estão entre os que tem alta probabilidade de não possuir agências.

Destes, 398 eram atendidos exclusivamente por cooperativas de crédito – que englobavam, à época, um milhão e 400 mil pessoas.

Outro dado interessante: apesar de ter uma rede de atendimento menor, as cooperativas atendem o dobro de municípios classificados como de difícil bancarização pelo IPB, o que demonstra o cumprimento do papel social das cooperativas no desenvolvimento econômicos das regiões de atuação.

Sobre o trabalho das cooperativas em municípios de mais difícil atuação, vamos ouvir o Luan Eduardo Rezende, analista econômico do Banco Sicredi:

Sonora

Ainda sobre a estratégia de valorizar o atendimento próximo e humano, Luan comenta:

Sonora

Quer saber mais sobre como as cooperativas impactam o desenvolvimento das regiões onde atuam? Procure o Sicredi nas redes sociais (@sicredicamposgerais) ou vá até a agência mais próxima e converse com um colaborador.

Setembro

A balança comercial do agronegócio bateu recorde neste mês de agosto motivada, principalmente, pela alta dos preços internacionais das commodities exportadas pelo Brasil.

As exportações superaram os US$ 10 bilhões, o que significa um aumento de 26,7% em relação aos US$ 8,60 bilhões exportados no mesmo mês de 2020.

Para continuar incentivando os produtores, o Sicredi realiza parcerias estratégicas com startups.

Quem fala sobre isso é Luis Henrique Veit, Superintendente de Crédito e Negócios do Banco Sicredi:

Sonora

Luis Henrique comenta também a tradição do Sicredi em ser uma instituição inovadora e parceira do setor agro:

Sonora

Os resultados positivos e as parcerias, que alcançam pequenos e médios produtores beneficiam, majoritariamente, cidades menores e do interior.

A inovação que o Sicredi apoia ajuda a aumentar a produção, que, por consequência, gera desenvolvimento nas regiões de atuação da cooperativa, como bem destacou Veit.

O Sicredi busca constantemente incentivar que seus associados se relacionem de um jeito cada vez mais sustentável com o dinheiro.

Se você quer entender o cooperativismo de crédito, procure a agência do Sicredi mais próxima de você, ou entre em contato pelas redes sociais @sicredicamposgerais.

Outubro está chegando, e o mês que vem é um mês especial para os poupadores da Sicredi Campos Gerais.

No final do mês, a central Sicredi dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, realiza o sorteio de 500 mil reais – um dos prêmios da promoção Poupança Premida Sicredi.

Poupar dinheiro e fazer o dinheiro render são assuntos que estão cada vez mais no radar do brasileiro, sendo que a poupança ainda é a porta de entrada para os investimentos na vida do brasileiro.

Recentemente o sicredi realizou a live ‘oportunidades para investir’ no seu canal do youtube, onde discutiu o panorama desses produtos.

Quem fala sobre investimentos é Eduardo d´Azevedo, especialista de produtos financeiros do Banco Sicredi:

Sonora

Uma situação que demonstra o interesse do brasileiro pelos investimentos é o crescimento do volume de participação de pessoas físicas na bolsa de valores:

Sonora

Com o crescente interesse, a diversificação dos produtos e serviços e a modernização do mercado financeiro no Brasil, a tendência é que cada vez mais pessoas se interessem pelos investimentos.

Se você procura uma consultoria especializada sobre o tema e um atendimento próximo que esclareça suas dúvidas, procure o Sicredi pelo (51) 3358-4770 ou nas redes sociais (@sicredicamposgerais no Facebook, Instagram ou Youtube)

A Sicredi Campos Gerais anunciou no último dia dez, em coletiva de imprensa realizada na sede regional da cooperativa, que vai apoiar o projeto “Museu Virtual – Cenas de Ponta Grossa”. O anúncio do patrocínio coincide com o aniversário de 198 anos da cidade, que foi ontem.

Ponta Grossa é a maior cidade dos Campos Gerais e cidade-sede da cooperativa que atende Campos Gerais, grande Curitiba e Vale do Ribeira. O museu virtual prevê plataforma online com catalogação, organização, identificação e disponibilização de imagens que contam a história da cidade.

O diretor executivo da sicredi campos gerais, Marcio Zwierewicz, comenta a iniciativa:

Sonora

A curadoria das imagens do museu fica a cargo de uma equipe coordenada pelo historiador e pesquisador da história de Ponta Grossa e mestre em ensino de história pela UEPG, Fábio Maurício Holzmann Maia.

A plataforma vai ser desenvolvida por equipe profissional a partir das demandas que já foram identificadas. O usuário vai poder acessar imagens a partir de temáticas específicas e visitar exposições que serão periodicamente montadas.

Quem também celebra a criação do museu virtual é a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt:

Sonora

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse https://www.abcprojetos.com.br/projetos-promific.

Imprevistos, infelizmente, são mais frequentes do que nós imaginamos, e é sempre importante estar preparado para enfrentar situações inesperadas da melhor maneira.

E guardar dinheiro é uma coisa que você pode começar a fazer hoje. É o que aponta Vivian Rodrigues, criadora do ‘Papo de Valor’. Se começar uma reserva financeira faz parte dos seus planos, confira essas dicas:

Sonora

Primeiro, reveja seu orçamento e faça adaptações caso precise. Depois, divida seus gastos em contas fixas e variáveis. Se possível, reduza gastos. Renegocie dívidas e busque maneiras de incrementar a sua renda.

Lembre que, para economizar, é sempre importante que você tenha um objetivo financeiro, com valor definido e prazo. Ainda que você não tenha condições de fazer grandes reservas financeiras, é preciso começar, como diz a Vivian:

Sonora

Quer saber mais sobre educação financeira?

Acesse o site do programa Cooperação na Ponta do Lápis, iniciativa do Sicredi para ajudar você a se relacionar melhor com o dinheiro.

Ter autocontrole quando o assunto é o nosso dinheiro é um objetivo que todos nós temos. Afinal, ninguém quer gastar mais do que ganha e ficar endividado. Mas muitas vezes precisamos mudar hábitos pra fazer com que esse ‘controle’, especialmente das finanças, fique mais fácil.

Vamos ouvir a Vivian Rodrigues, do Papo com Valor, que fala sobre o assunto:

Sonora

Além de criar hábitos como desativar notificações de aplicativos de compras, é importante diminuir o tempo de navegação nas páginas que estimulem muito o consumo, por exemplo. Diminuir o consumo pode ser difícil, então outra possibilidade é praticar o desapego.

Com a popularização dos e-commerces, vender peças de roupa que você não usa mais é uma alternativa.

Vamos ouvir a Vivian:

Sonora

Se você está procurando uma plataforma para desapegar de alguma coisa sua, o Sicredi oferece o Conecta. E, quando o dinheiro extra entrar, avalie com carinho se não é a hora de começar uma poupança. Procure uma agência do sicredi perto de você e busque as melhores alternativas para o seu dinheiro, cooperando com a economia local.

Agosto

Uma instituição feita ‘de pessoas para pessoas’. É assim que o Sicredi se define.

Esse ano, mais uma vez, a cooperativa Sicredi Campos Gerais recebeu a certificação ‘Great Place to Work’, que destaca empresas com ambiente de trabalho saudável.

A certificação é resultado de uma pesquisa interna, que foi respondida anonimamente por mais de 25 mil colaboradores. Destes, 88% consideram que o sicredi é um lugar excelente para trabalhar.

Estudos indicam que um ambiente de trabalho mais agradável para os funcionários pode gerar até 61% mais riqueza per capita para a própria organização. Além disso, as empresas com essa certificação são mais atrativas para novos talentos: elas recebem uma média de 57 mil currículos por ano.

Quem fala sobre o ambiente de trabalho que a cooperativa proporciona é Marcio Zwierewicz, diretor executivo da cooperativa:

Sonora

A cooperativa também não mede esforços para qualificar ainda mais seus colaboradores, por isso, oferece cursos e parcerias que buscam a qualificação profissional dos colaboradores.

Vamos ouvir o Marcio novamente:

Sonora

No dia 17 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Segundo o artigo 216 da Constituição de 1988, o patrimônio cultural brasileiro são os nossos bens “materiais e imateriais, formadores da sociedade brasileira”.

Entre eles, estão as “obras e demais espaços destinados às manifestações históricos-culturais”. Aqui, se encaixam, por exemplo, as igrejas. A história do Sicredi está ligada à elas, afinal, o fundador da cooperativa, Theodor Amstad, era um padre. Mas, para além da religiosidade e das crenças, as igrejas foram e continuam sendo um importante espaço de socialização.

Por isso, o sicredi apoiou recentemente a reforma da paróquia “Transfiguração de Nosso Senhor”, que inclui instalação de novas cúpulas na igreja. Quem fala sobre a reforma é o padre Metódio Techy, pároco da igreja:

Sonora

Os templos bizantinos, como é o caso deste, são caracterizados, além das cúpulas, pelas artes iconográficas, o que confere a riqueza cultural do templo. Os ucranianos são um dos principais grupos migratórios da região dos Campos Gerais e a importância histórica e cultural deles na região é evidente, como na obra da igreja.

O padre Metódio aproveita pra agradecer o apoio da comunidade e do Sicredi:

Sonora

O Sicredi apoia o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua. Procure as redes sociais da cooperativa em @sicredicamposgerais ou localize a agência mais próxima de você e saiba mais.

Julho

Vinte e dois de julho marca o dia internacional do trabalhador doméstico. A data, originada dos Estados Unidos, relembra a luta por melhores condições de trabalho para a classe. Aqui no Brasil, segundo dados da PNAD de 2016, são seis milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.

Este é, segundo a Organização Internacional do Trabalho, o maior número em todo o mundo. Desse total, 92% são mulheres e apenas 42% contribuem para a previdência. Por fim, só 32% possuem carteira assinada.

Diante de um cenário que não é o ideal, é importante que os trabalhadores busquem, na medida do possível, criar uma reserva financeira. Confira algumas dicas com a Vivian Rodrigues do Papo de Valor:

Sonora

É importante lembrar que, às vezes, você vai desanimar, não vai querer, ou até não vai poder economizar dinheiro, mas persevere. A criação de uma reserva financeira é uma tarefa às vezes árdua e que visa um horizonte de médio ou longo prazo:

Sonora

Se você está procurando dicas de educação financeira, você pode acessar as redes sociais da Sicredi Campos Gerais. Outra possibilidade é procurar uma das agências na região e falar diretamente com um gerente.

Recentemente, se juntando às ações do Dia C, a Sicredi Campos Gerais lançou a campanha “Alimente o Espírito Cooperativista”. Na última semana, com as doações finalizadas, a cooperativa divulgou o resultado da ação.

Ao todo, em pouco mais de dois meses, foram doados doze toneladas de alimentos, que beneficiarão entidades de assistência social da área de atuação da cooperativa. Quem fala sobre a ação é Caetano Magro, gerente da agência do Sicredi no centro de Castro:

Sonora

O dia de cooperar foi uma iniciativa OCEMG, organização que congrega as cooperativas em Minas Gerais. Mais de dez anos depois, o Dia C, é uma das ações que demonstra os diferenciais do cooperativismo:

Sonora

No Dia C de 2020, foram aproximadamente oito milhões de pessoas beneficiadas em cerca de 3 mil iniciativas realizadas por mais de 2 mil cooperativas.

O diferencial da ação de 2021 foram as palestras com o professor Marcos Maier e com Marcos Piangers, palestrante e comunicador.

As falas podem ser revistas no Youtube da Sicredi Campos Gerais, basta procurar “Sicredi Campos Gerais” na rede de vídeos.

No dia primeiro de Julho comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo. São 177 de história desde que, em 1844, foi fundada a sociedade dos pioneiros de Rochdale, que formou a base moderna para o cooperativismo que conhecemos hoje.

Apesar de outras cooperativas terem existido antes, foi em Rochdale que se estabeleceram os princípios que regem a maioria das cooperativas até hoje. Entre esses princípios estão a participação democrática e o interesse pela comunidade.

Quem fala sobre os princípios do cooperativismo é Juliana Denck, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Campos Gerais:

Sonora

É por isso que a Sicredi Campos Gerais criou, nos últimos anos, comitês para jovens, para mulheres e agora, mais recentemente, o comitê de inclusão e diversidade:

Vamos ouvir a Juliana sobre os comitês:

Sonora

Se você ficou interessado e gostaria de participar ou se quer conhecer mais sobre a Sicredi Campos Gerais, procure @sicredicamposgerais no Facebook, Instagram e Youtube. 

Junho

Ter autocontrole quando o assunto é o nosso dinheiro é um objetivo que todos nós temos. Afinal, ninguém quer gastar mais do que ganha e ficar endividado. Mas muitas vezes precisamos mudar hábitos pra fazer com que esse ‘controle’, especialmente das finanças, fique mais fácil.

Vamos ouvir a Vivian Rodrigues, do Papo com Valor, que fala sobre o assunto:

Sonora

Além de criar hábitos como desativar notificações de aplicativos de compras, é importante diminuir o tempo de navegação nas páginas que estimulem muito o consumo, por exemplo. Diminuir o consumo pode ser difícil, então outra possibilidade é praticar o desapego.

Com a popularização dos e-commerces, vender peças de roupa que você não usa mais é uma alternativa.

Vamos ouvir a Vivian:

Sonora

Se você está procurando uma plataforma para desapegar de alguma coisa sua, o Sicredi oferece o Conecta. E, quando o dinheiro extra entrar, avalie com carinho se não é a hora de começar uma poupança. Procure uma agência do sicredi perto de você e busque as melhores alternativas para o seu dinheiro, cooperando com a economia local.

No próximo sábado, 19, é comemorado o dia do cinema brasileiro. E a Sicredi Campos Gerais tem uma relação estreita com o cinema. Afinal, uma das agências da cooperativa está sediada num prédio que já abrigou um cinema.

O Cine Plaza, em Castro, onde hoje é a agência do Sicredi no centro da cidade, foi inaugurado em setembro de 1958 e esteve em atividade por mais de trinta anos. O prédio, que é tombado como patrimônio histórico do municipio, preserva a estrutura do antigo cinema e parte do antigo mobiliário. Entendendo a importância histórica do cinema para a cidade, os colaboradores da agência coordenam um projeto de visitas guiadas pelo prédio.

Vamos ouvir o Caetano, gerente da agência:

Sonora

Quem também fala sobre o projeto é a Anna Cristina Pliveira, assistente de atendimento da agência:

Sonora

Além deles, a professora Luciane, da rede municipal de ensino, comenta as possibilidades abertas pelo projeto:

Sonora

Caso você queira conhecer mais sobre o projeto, acesse as redes da cooperativa ou entre em contato com a agência de Castro, no centro da cidade.

O Dia dos Namorados está chegando e os casais vão comemorar no sábado, dia doze. A data é marcada por muito amor e companheirismo, mas uma parte importante das relações, e que muita gente não discute, é a administração do dinheiro.

Discutir finanças e seguir um planejamento financeiro, ainda que o assunto seja considerado um tabu, pode ajudar um casal a ser ainda mais feliz. Vamos ouvir a Vivian Rodrigues, do Papo com Valor, que fala sobre o assunto:

Sonora

Ainda que a educação financeira venha se tornando uma pauta cada vez mais presente na vida dos brasileiros, muita gente ainda resiste quando precisa conversar sobre o assunto. E trazer essa pauta para o debate do cotidiano é uma tarefa do Sicredi.

Por isso, a cooperativa elaborou gibis sobre o tema em parceria com a mauricio de sousa produções e faz ações recorrentes em escolas, por exemplo. Mas a intenção da instituição é atingir todos os públicos.

Vamos ouvir mais dicas da Vivian pra lidar melhor com as finanças em casal:

Sonora

Se você está procurando mais dicas sobre educação financeira, procure por Sicredi Campos Gerais nas redes sociais.

 

A Sicredi Campos Gerais, em parceria com o projeto “Pontos com Amor” doou, nessa terça-feira, 340 peças de roupas para refugiados haitianos. São crianças, jovens e adultos recém chegados ao Brasil ou em situação de vulnerabilidade, que estão em campo magro, na região metropolitana de Curitiba.

A comunidade beneficiada engloba mais de duas mil e quinhentas pessoas e também recebe assistência do Rotary Clube Curitiba Leste. Quem fala sobre as ações de assistência aos haitianos é Flavia Roca, assistente social e membro do Comitê Mulher da Sicredi Campos Gerais:

Além das peças de roupas, que antes da doação eram uniformes dos colaboradores da Sicredi, os beneficiados também receberam gibis sobre educação financeira, resultado de uma parceria do Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções

Vamos ouvir um dos imigrantes haitianos beneficados pelo projeto:

Will, como é conhecido na comunidade, aproveita a oportunidade para agradecer o trabalho da Flavia e a doação do Sicredi.

Para saber mais sobre as iniciativas da cooperativa, acesse sicredi.com.br/coop/camposgerais ou procure Sicredi Campos Gerais nas redes sociais.