O dia “31 de março de 2022”, data em que a cooperativa celebra os 5 anos da inauguração da sede regional em Ponta Grossa, se torna ainda mais importante, pois também marca a superação dos mais de 100 mil associados em sua área de atuação. Esta conquista demonstra não apenas a evolução do empreendimento nos últimos anos, mas também o fortalecimento do modelo de gestão que valoriza os associados, os quais têm direito a voto nas decisões da cooperativa e a participação nos resultados.

Junto com o crescimento do número de sócios, a cooperativa expandiu também em número de agências. Em 2017, quando inaugurou sua sede, a cooperativa tinha 50 mil associados em 22 agências, hoje são 35 em operação, com a previsão de chegar a 40 agências, ainda em 2022, distribuídas nos Campos Gerais e na Grande Curitiba, no Paraná e no Vale do Ribeira e Baixada Santista, em São Paulo. A geração de empregos também evoluiu, em 2017, eram aproximadamente 400, hoje são 850 empregos diretos e indiretos na cooperativa.

Uma dessas posições é ocupada há mais de 30 anos por Sandra Regina Piveta Schnepper, gerente da agência do Sicredi em Carambeí (PR), ela, que acompanhou a trajetória da cooperativa desde o começo: “É uma satisfação vivenciar o atingimento desses marcos. Saber como nossa cooperativa começou, pequena e com poucos associados, dos desafios que enfrentou e ver o quanto está expandindo é um enorme orgulho, especialmente por saber que estamos ajudando cada vez mais pessoas, não somente através de condições mais justas, mas também dos programas socioambientais e de educação financeira, voltados a todos os públicos.”

O diretor executivo da cooperativa, Marcio Zwierewicz, reforça que “alcançar 100 mil sócios no território, é um importante marco, que vem alicerçado em outros tantos recentemente celebrados por nós como, por exemplo, estarmos em 9º lugar entre as mais de 840 cooperativas de crédito do Brasil, em ativos totais, pelo ranking da Confebras (database set/2021). Porém, enquanto segmento, ainda temos ainda um grande espaço para conquistar e sabemos que o crescimento da nossa base de associados, contribui para a inclusão financeira dos brasileiros, não importando se através de conta corrente ou poupança, porém sempre sabendo que – aqui - ele poderá contar com pessoas atendendo pessoas e, também, com nossas capacitações de educação financeira, fundamentais para que a inclusão ocorra de forma justa e eficaz”.

O Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil com um modelo de negócio que constrói uma cadeia de valor beneficiando o associado, a cooperativa e a comunidade local. Desta forma, quando mais associados a cooperativa possuir, mais desenvolvimento, emprego e renda será gerado para os municípios da sua área de atuação e esse impacto positivo acontece, não somente em função dos produtos e serviços financeiros, mas também pelo envolvimento com a comunidade por meio de iniciativas de viés social.

“Iniciamos nossa trajetória há mais de 30 anos, graças 58 sócios-fundadores que buscaram a construção de uma forma mais justa de administrar as suas vidas financeiras. Ao longo dos anos, a cooperativa trilhou um caminho cheio de desafios e vitórias, todas essas experiências moldaram uma equipe aguerrida, que nunca mede esforços para buscar o desenvolvimento da cooperativa. E, em nome desses colaboradores, hoje, eu quero agradecer aos nossos associados, que são os verdadeiros protagonistas desta história. Sabemos que esta marca representa a conquista da confiança das pessoas, queremos que eles saibam que honraremos o propósito dos nossos fundadores, através de ações sérias – sempre alicerçadas nos princípios do cooperativismo e valores do Sistema Sicredi – na eficácia e transparência na gestão, alinhada com o interesse de cada um que compõe a Sicredi Campos Gerais PR/SP.” finaliza o presidente da cooperativa Popke Ferdinand Van der Vinne.

Sobre o Sicredi

A Sicredi Campos Gerais PR/SP é uma das 108 cooperativas do Sistema Sicredi.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Campos Gerais PR/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!