Comemorado este ano no dia 03 de julho, o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, movimenta todas as cooperativas do país com ações de responsabilidade social em prol das comunidades onde atuam, e coloca em prática os valores e princípios do cooperativismo. A Sicredi Araxingu terá como principal ação o combate à fome, e arrecadará alimentos que serão entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social, com apoio de entidades filantrópicas e assistenciais.  

 

A intenção é contribuir, estimular a solidariedade e minimizar o impacto da pandemia de covid-19 na região de atuação da cooperativa. Para isso, todas as agências serão usadas como ponto de coleta da campanha, além de estabelecimentos parceiros, nos municípios de Querência, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Canarana, São José do Xingu, Água Boa, Vila Rica, Confresa, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho, Nova Xavantina, Alto Boa Vista, Campinápolis, Santa Terezinha e no distrito de Espigão do Leste, em Mato Grosso. E em Goiás, nos municípios de Jussara e Britânia.

As doações podem ser feitas a partir desta sexta-feira (18.06) por associados e não associados, pessoa física ou empresas. Além das doações nos pontos de coleta, será possível também doar valores, por meio de transferência bancária ou Pix, para a conta da Fundação Sicredi. Esses valores arrecadados servirão para a cooperativa comprar cestas básicas localmente, fomentando também a economia local. As doações também poderão ser feitas pelo site sicredi.com.br/diac que reunirá mais informações sobre a campanha e outras formas de doação.

A previsão da cooperativa é entregar os alimentos no dia 3 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo. Mas a arrecadação continuará após esta data, e outras entregas serão feitas durante o ano.

  

O presidente da Sicredi Araxingu, Martim Rodrigo Steffenon, reforça a importância da participação da cooperativa em mais uma ação que visa o bem-estar da comunidade em que está inserida num momento tão atípico para a história da humanidade. “Todos os anos o Dia de Cooperar transforma muitas realidades e mostra que atitudes simples movem o mundo. Para nós é uma satisfação poder participar dessa ação. Gerar impacto positivo nas comunidades e atuar em prol da sociedade”, afirma.

 

Dia de Cooperar

 

Promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a data é uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, com atividades realizadas por voluntários nas áreas de saúde, lazer, educação e meio ambiente para transformar realidades.  As iniciativas do Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Segundo a OCB/MT, as cooperativas de Mato Grosso fazem parte desse movimento desde 2013. Desde 2019, o conceito do programa mudou e, em vez de as ações se concentrarem em uma única data, passaram a ser realizadas ao longo do ano.

 

Sobre a Cooperativa

A Sicredi Araxingu possui mais de 41 mil associados nos municípios de Querência, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Canarana, São José do Xingu, Água Boa, Vila Rica, Confresa, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho, Nova Xavantina, Alto Boa Vista, Campinápolis, Santa Terezinha e no distrito de Espigão do Leste, no Estado de Mato Grosso. E Jussara e Britânia, no Estado de Goiás.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Araxingu

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!