17 de Junho de 2022

Realizamos o nosso primeiro Summit Nacional de Governança

De forma inédita, encontro reuniu os conselheiros de administração e fiscais das nossas 108 cooperativas

Notícias | Institucional

Realizamos, em 08 de junho, o nosso primeiro Summit Nacional de Governança. O evento, realizado de forma online, reuniu cerca de 1,6 mil lideranças, incluindo os conselheiros de administração e fiscais, presidentes e diretores executivos das nossas centrais e cooperativas. 

O objetivo do encontro foi refletir sobre assuntos relevantes para o nosso futuro, como governança, liderança e o papel das cooperativas de crédito junto à sociedade. O alinhamento das lideranças é um momento essencial e segue em linha com nosso modelo de gestão democrática e participativa. Nesse sentido, a participação dos conselheiros é fundamental, dado o papel local que exercem por representar os associados das suas cooperativas. 

No encontro, o presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese, destacou a importância do evento e reforçou o papel dos conselheiros como a voz dos nossos associados. 

“Os conselheiros são o maior motivo desse encontro, pois são a base de um Sicredi sólido, que, em dezembro, completará 120 anos e que certamente tem um grande futuro pela frente. Vocês são as lideranças que conhecem de perto as necessidades de cada um e as formas como podemos ajudar a atendê-las. Precisamos cada vez mais do trabalho e da participação de vocês”.

Em sua apresentação, João Tavares, diretor executivo do CAS, explanou sobre o nosso planejamento estratégico, passando por temas como transformação digital e ambiente regulatório. Tavares também apresentou dados sobre o nosso crescimento expressivo nos últimos 12 anos, destacando, por exemplo, o crescimento, desde 2010, de 1,5 milhão de associados para 5,5 milhões em 2022. Esses números comprovam o êxito do nosso modelo de governança. 

“O modelo de governança do Sicredi tem, entre os seus diferenciais, suportar o nosso crescimento mantendo sempre a essência do cooperativismo em nossa atuação”. 

O evento também teve a participação do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, que fez uma análise sobre a “Evolução da governança e um olhar para o futuro do cooperativismo”. 

Já o superintendente de Tesouraria, Alexandre Englert Barbosa, abordou o tema “Sustentabilidade financeira e gestão de riscos”. O executivo destacou a importância do Conselho na gestão dos riscos financeiros das cooperativas e os nossos eficientes mecanismos de controle. 

“Tudo é realizado de maneira integrada e com instrumentos de gestão de riscos, que têm como objetivo garantir ao Sicredi negócios e operações que atendam com eficácia às demandas dos associados”. 

Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi, fez uma apresentação sobre as “Estratégias de sustentabilidade no Sicredi, com ênfase em governança”. Balzan destacou as diversas iniciativas da nossa agenda ESG, incluindo os investimentos sociais de R$ 1 bilhão, realizados pelas nossas cooperativas nos últimos 10 anos. 

O encerramento contou com o depoimento dos presidentes das nossas centrais regionais, que exaltaram o nosso modelo de governança e a importância do inédito Summit Nacional, evento que possibilitou, pela primeira vez, a reunião de todos os nossos conselheiros. 

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas