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Perguntas Frequentes

1. Como funciona o DDA?

2. Quais são as vantagens do DDA?

3. Qual a diferença entre o DDA e o débito em conta?

4. Que tipo de contas receberei pelo DDA?

5. Como me cadastro no DDA?

6. O DDA tem custo adicional?

7. Não sou cadastrado no SICREDI Total Internet. Posso me cadastrar no DDA?

8. Como realizo pagamentos via DDA?

9. Posso pagar boletos eletrônicos rejeitados?

10. Posso enviar uma conta para outra pessoa pagar?

11. Posso receber e pagar cobranças de outras pessoas via DDA?

12. O que acontece se o boleto eletrônico não for pago?

13. É possível continuar recebendo a cobrança tradicional?

14. Como devo proceder se receber o boleto impresso após o pagamento no DDA?

15. O que devo fazer quando tiver dúvidas quanto ao valor ou data de vencimento do boleto eletrônico?

16. Como sair do DDA?

1. Como funciona o DDA?

- Você se cadastra como sacado eletrônico no SICREDI para receber os boletos de forma eletrônica;

- Através do seu cadastro, o SICREDI consulta a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) e apresenta os boletos eletrônicos no SICREDI Total na Internet e nos caixas eletrônicos;

- Você consulta os boletos eletrônicos pendentes e faz o pagamento das contas.

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2. Quais são as vantagens do DDA?

- Garante o recebimento de contas, com mais segurança e menos risco de fraudes;

- Assegura pontualidade na entrega de compromissos financeiros;

- Dá mais conforto e evita filas de pagamento;

- É mais cômodo, pois organiza todas as contas em um só lugar e ainda mantém o histórico de pagamentos;

- Diminui o uso de papel e colabora com a preservação do ambiente.

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3. Qual a diferença entre o DDA e o débito em conta?

O DDA é a apresentação eletrônica do boleto e o pagamento só é feito se você autorizar.

O débito em conta é um pagamento previamente contratado e debitado da sua conta na data de vencimento.

Entretanto, ambos necessitam de saldo em conta para serem efetuados.

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4. Que tipo de contas receberei pelo DDA?

Inicialmente, você poderá pagar pelo DDA os boletos de cobrança (fichas de compensação ou bloquetos), tais como mensalidade escolar, plano de saúde e taxa de condomínio, entre outros.

Numa segunda etapa, tributos e contas de serviços públicos como água, luz e telefone também estarão no DDA.

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5. Como me cadastro no DDA?

Você pode se cadastrar no SICREDI Total Internet, na aba Pagamentos, ou na sua cooperativa de crédito.

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6. O DDA tem custo adicional?

Não. O DDA é um serviço do SICREDI sem custo adicional para você.

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7. Não sou cadastrado no SICREDI Total Internet. Posso me cadastrar no DDA?

Sim, você pode. Entretanto, o gerenciamento das contas passa a ser feito por meios eletrônicos e exige acesso frequente.

Por isso, recomendamos que você faça primeiro o cadastramento no SICREDI Total Internet e passe a usar essa ferramenta no seu dia a dia, para só depois se cadastrar no DDA.

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8. Como realizo pagamentos via DDA?

Basta acessar o SICREDI Total na Internet ou nos caixas eletrônicos, aceitar seus boletos eletrônicos pendentes e então efetuar o pagamento.

Você vai ver que é rápido e descomplicado usar o DDA.

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9. Posso pagar boletos eletrônicos rejeitados?

Sim. Você pode consultar os boletos eletrônicos rejeitados a qualquer momento pelo SICREDI Total na Internet ou nos caixas eletrônicos, selecionar o boleto desejado e efetuar o pagamento até a data de vencimento.

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10. Posso enviar uma conta para outra pessoa pagar?

Sim. O DDA permite que você encaminhe a outras pessoas os boletos eletrônicos que desejar, desde que estas também tenham se cadastrado como sacados eletrônicos. Para isso, é necessário apenas fornecer o CPF/CNPJ do destinatário. Entretanto, você continua responsável por esse compromisso financeiro perante o cedente (emissor da cobrança).

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11. Posso receber e pagar cobranças de outras pessoas via DDA?

Sim. Você pode acessar e pagar as contas de outras pessoas, desde que previamente autorizado pelo sacado original. Nesse caso, é preciso entregar a autorização assinada na unidade de atendimento.

Você pode pagar o plano de saúde da sua mãe ou a faculdade do seu filho, por exemplo, mesmo que as contas estejam no nome deles. Para isso, basta que o sacado original - nesse exemplo, a mãe ou o filho - faça uma autorização prévia para que você possa pagar suas contas. Eles aparecerão como "Agregados" para você, o sacado eletrônico autorizado.

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12. O que acontece se o boleto eletrônico não for pago?

Caso você não consiga pagar na data estabelecida, o boleto eletrônico terá as mesmas taxas e implicações de um boleto comum. Ou seja, você pode imprimir o boleto em atraso pelo SICREDI Total Internet e efetuar o pagamento no banco emissor, ou contatar o cedente que emitiu o boleto eletrônico.

O que muda é o formato, não o seu compromisso.

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13. É possível continuar recebendo a cobrança tradicional?

Em alguns casos, você ainda poderá receber boletos em papel. São eles:

- se o cedente postou o boleto antes do seu cadastramento;

- se a conta for uma arrecadação de tributos ou serviços públicos, que ainda não podem ser efetuados pelo DDA;

- se o cedente não aderiu à Cobrança Com Registro (modalidade que dá acesso ao DDA para a emissão da cobrança);

- se o cedente fizer a impressão de seus próprios boletos emitidos sem adaptar seu sistema para desconsiderar boletos de sacados eletrônicos

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14. Como devo proceder se receber o boleto impresso após o pagamento no DDA?

Se você pagou o boleto no DDA e depois recebeu o boleto de papel, esse último deve ser desconsiderado.

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15. O que devo fazer quando tiver dúvidas quanto ao valor ou data de vencimento do boleto eletrônico?

A responsabilidade das informações que constam no boleto é do cedente. Você deve entrar em contato com a empresa emissora da cobrança e pedir atualização do boleto eletrônico, ajustando os dados em desconformidade.

Espere essa atualização para conferir o ajuste do boleto eletrônico e, só então, pagar sua conta.

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16. Como sair do DDA?

Você pode deixar de ser um sacado eletrônico a qualquer momento. Para isso, basta solicitar o cancelamento do seu cadastro em uma unidade de atendimento do SICREDI.

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