Sustentabilidade

O Sicredi é Sustentável

O Sicredi procura promover o desenvolvimento das comunidades
em que atua, através das cooperativas de crédito. Além disso, sabe
que o meio ambiente é uma questão fundamental para melhorar
a qualidade de vida das pessoas, e busca sempre contribuir para
o desenvolvimento sustentável por meio de ações e serviços.
Por essa razão, em 2011, foi criada a Política de Sustentabilidade -
a primeira publicada por uma instituição financeira cooperativa.

Relatórios de Sustentabilidade Sicredi 2012 Clique para fazer o download (PDF).

Desempenho Econômico

O Sicredi é a primeira instituição brasileira de crédito cooperativo. Os resultados de 2012 foram significativos graças ao seu Planejamento Estratégico quinquenal, que estabelece objetivos claros de expansão em cinco principais eixos estratégicos: crescimento, relacionamento, eficiência, engajamento e estrutura sistêmica. A expansão da renda dos brasileiros, aliada à baixa taxa de desemprego, estimulou o crescimento do consumo e, consequentemente, a alta do crédito. Nesse cenário, o Sicredi ampliou sua carteira de crédito às pessoas físicas e às empresas do setor terciário – comércio e serviços –, que apresentaram bom desempenho em todo o País.

Desempenho Econômico

Governança Corporativa

Visando divulgar aos associados e ao mercado as suas atividades e, acima de tudo, buscando a excelência nos seus processos, a governança corporativa do Sicredi está em constante aprimoramento.

O Conselho de Administração é composto pelos presidentes das Centrais, um presidente de cooperativa por Central e dois conselheiros externos, que não ocupam nenhum cargo executivo internamente.

Para assessoramento permanente, o Conselho criou comitês específicos que atuam sob demanda, a partir de questões a ele submetidas. Dentre eles está o Comitê de Sustentabilidade. Criado em 2011, tem entre suas funções monitorar e aprimorar a Política de Sustentabilidade.

Com o objetivo de facilitar e endossar a participação de associados no processo de gestão e desenvolvimento da Cooperativa, o Sicredi criou o projeto Pertencer. A participação acontece por meio de reuniões, assembleias gerais e eventos criados ao longo do ano pela Cooperativa, além do relacionamento diário na unidade de atendimento. O programa reforça a premissa básica do cooperativismo: quanto maior a participação do associado, melhores serão os resultados para todos.

Governança Corporativa

Pessoas

As pessoas são a essência e o verdadeiro valor das cooperativas. Por isso, o Sicredi investe em programas que valorizam os colaboradores e aposta no seu desenvolvimento. O Sicredi tem no seu DNA o cooperativismo e este modelo de gestão cooperativo permite a construção conjunta, a troca de ideias e de informações e contribui para um ambiente democrático com relações transparentes. O Sicredi é uma instituição que reconhece, capacita e oferece oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores independente do sexo e que proporciona oportunidade para colaboradores com deficiência.

Para guiar os seus colaboradores em relação à conduta em suas ações no trabalho, o Sicredi criou em 2012 o Código de Conduta Sicredi. O documento traz os princípios de governança corporativa da instituição e tem como objetivo auxiliar os colaboradores em suas decisões.

A instituição busca oferecer a todos condições ideais para que possam trabalhar com conforto e tranquilidade.

Pessoas

Sustentabilidade no dia a dia

A sustentabilidade faz parte da essência do Sicredi, pela sua natureza e por seus princípios. Mais do que uma associação de pessoas, as cooperativas de crédito são agentes que promovem o desenvolvimento das comunidades em que atuam, social e economicamente, e entendem a proteção e o respeito ao meio ambiente como questão fundamental para proporcionar a melhora na qualidade de vida dos seus associados.

As demais instituições que integram o Sicredi também atuam com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, por meio de programas de educação para os associados, do atendimento às necessidades locais e da inclusão financeira.

Sustentabilidade no dia a dia

Desenvolvimento Local

Como instituição financeira cooperativa, o Sicredi contribui para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda. A contratação local de colaboradores, gerando emprego nas comunidades onde o Sicredi está presente, é um exemplo disso. Além disso, com a distribuição de sobras aos associados, os recursos permanecem na região, o que aumenta a capacidade de desenvolvimento.

Para promover e difundir o cooperativismo de crédito, a cooperação, a cidadania, a cultura e a sustentabilidade, o Sicredi criou a Fundação Sicredi, que é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

A fundação atua em sete diferentes frentes de trabalho alinhadas ao Planejamento Estratégico 2011-2015: Centro de Informação & Memória, Programa Crescer, Programa Pertencer, Captação de Recursos, Cultura, Programa A União Faz a Vida e Sustentabilidade.

Desenvolvimento Local

Programas Sicredi

Crescer Oportunizar aos associados acesso
às informações relativas ao tipo
societário, suas características, bem
como assimilar o papel de
proprietário de um
empreendimento coletivo.
Programa Pertencer Visa ter uma participação mais
efetiva dos associados na gestão das
cooperativas de crédito do Sicredi,
tornando-os participantes do
processo de perenização do
empreendimento.
A União faz a Vida O Programa A União faz a Vida
é a principal iniciativa de
responsabilidade social do Sicredi e
objetiva construir e vivenciar atitudes
e valores de cooperação e cidadania.


Centro de Informação & Memória Sicredi O Centro de Informação & Memória
Sicredi tem como objetivo preservar
a memória corporativa do Sicredi
e servir como fonte de consulta para
colaboradores, associados e público
em geral.

Iniciativas Sicredi

Inclusão financeira em pequenos municípios Inclusão financeira
em pequenos municípios
Em 235 municípios brasileiros o Sicredi é a única instituição financeira presente.
Recuperação das nascentes de rios em Mato Grosso Recuperação das nascentes
de rios em Mato Grosso
O Sicredi criou um projeto para recuperar nascentes de rios em propriedades de associados em Mato Grosso.
Inclusão financeira dos cortadores de cana Inclusão financeira
dos cortadores de cana
A inclusão financeira dos cortadores de cana trouxe qualidade de vida e desenvolvimento à comunidade.